Home » Municipios » Palmela: -Eu Participo- bateu recorde de participações
Palmela: -Eu Participo- bateu recorde de participações

Palmela: -Eu Participo- bateu recorde de participações

“Eu Participo 2020” promovido pelo Municipio de Palmela, voltou a bater recordes de participação, apesar da pandemia por COVID-19 ter obrigado o Município a adaptar o funcionamento deste processo. Destaca-se o aumento da participação online e de munícipes mais jovens.

A sessão final decorreu no dia 11 de janeiro, no Cine-Teatro S. João, em Palmela, na sessão, o Presidente do Município, Álvaro Balseiro Amaro fez a apresentação dos resultados de 2020, ano em que se registaram 3.409 participações, 521 em setembro e 2.888 em dezembro, o número mais elevado desde 2016, sobretudo devido ao grande aumento da participação online, o registou mais alto de sempre.

Devido à pandemia, no ano passado realizou-se apenas uma reunião presencial, em setembro, e as restantes fases do processo decorreram via internet e através do preenchimento dos questionários em papel. O Presidente reconhece que “este modelo de votação online trouxe para este processo pessoas mais jovens”, com um crescimento do peso do grupo etário dos 30 aos 39 anos.

As áreas de intervenção municipal identificadas como prioritárias foram a Rede Viária e Sinalização de Trânsito (45,9%), a Rede de Esgotos (34,2%) e a Educação (26,4%).

Em cada freguesia, estiveram em votação cinco propostas, as que foram mais referenciadas pelas/os munícipes participantes na primeira fase.

Álvaro Balseiro Amaro realçou que o Município “tem concretizado sempre a primeira prioridade de cada freguesia, mas também tem dado resposta a outras obras, pela sua premência”. Assim, para além das propostas mais votadas, anunciadas durante a sessão, fez-se também o ponto de situação de mais de três dezenas de obras resultantes deste processo em anos anteriores e que já estão concluídas, a decorrer, adjudicadas, em concurso, em projeto ou que aguardam o visto do Tribunal de Contas ao empréstimo para lançamento de concurso.

No período 2019-2021, o valor dos investimentos incluídos nas Grandes Opções do Plano em resultado das votações do “Eu Participo” ascende a mais de 3 milhões de euros, o valor mais elevado de sempre desde o arranque deste modelo do “Eu Participo”, em 2014.

Este ano, a Autarquia espera poder retomar o calendário “Eu Participo” nos moldes habituais, com um primeiro ciclo de sessões em todas as freguesias para discussão e apresentação de propostas, em abril, um período de apresentação de propostas entre abril e maio, e a análise das propostas, de junho a setembro. Devido à realização de Eleições Autárquicas, o segundo ciclo de sessões, para debate e hierarquização das propostas, só irá realizar-se em outubro/novembro, a votação das propostas em novembro/dezembro e a sessão final em janeiro de 2022.

Consulte os resultados na íntegra e assista ao vídeo da sessão, em www.cm-palmela.pt.

Propostas mais votadas 2020

Marateca
Parque infantil – Cajados (51,7%)

Poceirão
Asfaltamento da Rua João Pedro Monteiro – Lagameças (76,1%)

Quinta do Anjo
Asfaltamento do acesso entre a Estrada Municipal 510 e a Urbanização da Quinta (via ETA) – Pinhal das Formas (58,5%)

Pinhal Nov
Asfaltamento da Rua dos Cavaleiros – Arraiados (56,7%)

Palmela
Melhoria dos acessos à Urbanização Casas da Quinta / criação de rotunda – Cabeço Velhinho/Palmela Gare e Cabeço Velhinho/Volta da Pedra (36,1%)

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.