Site icon Ipressjournal

Palmela – Experiências com Sabor!

Palmela - Experiências com Sabor!

O “Palmela, Experiências com Sabor!” conta em 2023 com novidades muito interessantes. O programa de promoção gastronómica foi apresentado no dia 19 de janeiro, na Casa Mãe da Rota de Vinhos, em Palmela, com a presença da Chef Marta Nunes, que passa a ser a madrinha do programa.

O Vereador do Turismo do Município de Palmela, Luís Miguel Calha, realçou que a Chef é «uma jovem do concelho com um trajeto profissional já muito interessante e vários prémios conquistados», adiantando ainda que «é muito importante para o Município a sua visão, que partilhamos inteiramente, com a sustentabilidade ambiental, a redução da pegada ecológica e a valorização do reaproveitamento de produtos na gastronomia». Marta Nunes venceu o Concurso Jovem Talento da Gastronomia e integrou a Seleção Portuguesa, que conquistou duas Medalhas de Bronze no Campeonato do Mundo de Culinária, realizado em novembro. O Vereador não tem dúvidas de que será «uma grande embaixadora da nossa gastronomia e dos produtos da nossa terra».

«Agradeço à Câmara Municipal pelo convite para ser madrinha deste projeto, que alia duas das minhas grandes paixões: esta terra, onde cresci e vivo, e a cozinha», referiu a Chef. Marta Nunes considera que o concelho tem «excelentes produtos e, cada vez mais, temos que investir nisso, para criar novas receitas e, com isso, haver um ciclo saudável económico e gastronómico».

Durante a apresentação, as/os presentes tiveram a oportunidade de degustar uma sobremesa preparada pela madrinha especialmente para esta ocasião, utilizando vários produtos locais, como o Moscatel, o Queijo de Ovelha e a Fogaça de Palmela.

Calendário 2023 recheado de novidades

As novidades para este ano do “Palmela, Experiências com Sabor!” – promovido pela Câmara Municipal de Palmela e pela Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal há mais de uma década – não ficam por aqui. «Para 2023, apresentamos um calendário em que assumimos o objetivo e a responsabilidade de projetar cada vez mais nos planos nacional e internacional a gastronomia e os nossos magníficos produtos locais», sublinhou Luís Miguel Calha.

O Município vai apostar na divulgação do programa nas feiras na área do Turismo em que já é presença habitual, como a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa e a Mostra Silves Capital da Laranja, e vai também estrear-se na Feira Afonsina, em Guimarães, e na IBTM Barcelona, uma das principais feiras mundiais de promoção turística.

O Vereador revelou que está também a ser desenvolvido um plano integrado de promoção da Maçã Riscadinha, com uma primeira ação de formação agendada já para março.

O calendário 2023 integra a 3.ª Mostra Gastronómica Literária de Palmela – Pela Boca Entra a Literatura e sete Fins de Semana Gastronómicos temáticos, a começar com a Fogaça de Palmela, que vai ter «uma atenção especial» ao longo deste ano, com um Concurso, Harmonizações e Showcookings, com envolvimento das escolas do concelho, adiantou Luís Miguel Calha.

Protocolo reforça formação

A formação é outra aposta forte do programa para 2023. Durante a apresentação, o Presidente do Município, Álvaro Balseiro Amaro, e a Diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, Helena Lucas, assinaram um Protocolo de Colaboração, no âmbito do “Programa Formação + Próxima”.

Para o Presidente, esta parceria tem «especial importância», contribuindo para que as ações de formação «sirvam, efetivamente, os objetivos das empresas e contribuam para acrescentar valor ao nosso tecido empresarial, para motivar e abrir novos horizontes e oportunidades às suas equipas e, afinal, para fazer do concelho de Palmela um território cada vez mais atrativo e capacitado para “bem receber”».

Helena Lucas agradeceu ao Município «por se ter alinhado com este projeto» do Turismo de Portugal e lembrou que «qualquer empresa ou instituição na área do turismo e acolhimento ao turista pode participar neste programa de formação».

“Palmela, Experiências com Sabor!” – calendário 2023

Fins de Semana Gastronómicos da Fogaça de Palmela
20, 21 e 22 / 27, 28 e 29 de janeiro

Fins de Semana Gastronómicos do Queijo de Ovelha
31 de março, 1 e 2 de abril / 7, 8 e 9 de abril

Fins de Semana Gastronómicos da Sopa Caramela
5, 6 e 7 / 12, 13 e 14 de maio

3.ª Mostra Gastronómica Literária de Palmela – Pela Boca entra a Literatura
17 e 18 de junho

Fins de Semana Gastronómicos da Fruta de Palmela
14, 15 e 16 / 21, 22 e 23 de julho

Fins de Semana Gastronómicos do Vinho de Palmela
1, 2 e 3 / 8, 9 e 10 de setembro

Fins de Semana Gastronómicos do Coelho à Moda de Palmela
13, 14 e 15 / 20, 21 e 22 de outubro

Fins de Semana Gastronómicos do Moscatel de Setúbal
24, 25 e 26 de novembro / 1, 2 e 3 de dezembro

Partilhe:
Exit mobile version