Site icon Ipressjournal

Palmela: Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável

Palmela: Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável

O Municipio de Palmela está alinhado com os “Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável(ODS)” uma oportunidade para os municípios melhorarem projetos estratégicos existentes e implementarem novas ações com vista a contribuir para a qualidade de vida dos munícipes e para as metas nacionais e mundiais.

Os ODS sucedem aos Objetivos do Milénio (ODM), alargando os desafios que devem ser abordados para erradicar a pobreza e abarcar um vasto leque de tópicos interrelacionados, nas dimensões económica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas é constituída por 17 ODS e foi aprovada em setembro de 2015 por 193 membros, resultando do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.

Os ODS e a Agenda 2030, adotados pela quase totalidade dos países do mundo, no contexto das Nações Unidas, definem as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030 e procuram mobilizar esforços globais à volta de um conjunto de objetivos e metas comuns. São 17 ODS, em áreas que afetam a qualidade de vida de todos os cidadãos do mundo e daqueles que ainda estão para vir.

Podemos identificar grandes áreas gerais:

Pessoas – referentes à erradicação da pobreza e fome, da promoção da dignidade e da igualdade;
Planeta – incidindo sobre o consumo e produção sustentáveis, o combate à mudança climática e à gestão dos recursos naturais;
Prosperidade – no que diz respeito à realização pessoal, ao progresso económico e social;
Paz – sociedades pacíficas, justas e inclusivas, livres do medo e da violência;
Parcerias – relativamente à integração transversal, à interconexão e à mobilização conjunta em prol dos mais vulneráveis.

Os municípios têm um papel decisivo a desempenhar na prossecução dos ODS.

Em Palmela, o processo de concretização e localização da agenda 2030 está a ser feito em parceria com o CESOP Local – Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa através da elaboração de um Índice de Sustentabilidade Municipal que permite a cada município obter o diagnóstico do seu território concretizado em cada um dos 17 ODS e cada uma das metas e indicadores analisados.

Partilhe:
Exit mobile version