Home » Municipios » Palmela refloresta a área ardida em julho
Palmela refloresta a área ardida em julho

Palmela refloresta a área ardida em julho

O Município de Palmela assinala o Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro), dinamizando durante todo o mês, um vasto programa de atividades, este ano com destaque para a reflorestação da área ardida durante o incêndio de julho.

O programa é dirigido à comunidade educativa e à população em geral, com o objetivo de promover a conservação da floresta autóctone e sensibilizar para a importância e salvaguarda da biodiversidade.

A 4 de novembro, realiza-se a visita à Serra do Louro “Conhecer para preservar, valorizar a herança e a paisagem”, que pretende promover a educação ambiental da população 55+ anos, permitindo observar a floresta autóctone e a regeneração que tem vindo a ocorrer após o trágico incêndio deste verão.

De 7 a 25 de novembro, realizam-se quatro percursos pedestres interpretativos pela Serra do Louro, com o tema “A nossa floresta autóctone”, envolvendo cinco turmas da Escola Secundária de Palmela, integradas também no projeto “Cidadania e Desenvolvimento”. Tal como na iniciativa anterior, pretende-se promover a descoberta da flora autóctone e observar a resposta destas espécies ao incêndio.

A partir de dia 20, tem início uma operação de plantação de espécies nas áreas afetadas pelo incêndio, cedidas pela ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente, com o envolvimento de mecenas, associações e voluntárias/os na recuperação das áreas ardidas.

No mesmo dia, decorre ainda a caminhada por trilhos do Parque Natural da Arrábida “Floresta Autóctone”. Com uma extensão de 11 km, é dirigida à população em geral (a partir dos 6 anos) e visa incentivar a (re)descoberta do património natural do concelho.

Dando continuidade ao projeto para a intervenção em terreno municipal no extremo norte da Urbanização Val’Flores, em Pinhal Novo, no dia 23, decorre a plantação simbólica de algumas espécies autóctones. A ação realiza-se no âmbito da qualificação deste local enquanto espaço de ligação urbano/rural, proporcionando efeito de barreira acústica face ao ruído ferroviário e melhorando o ambiente sonoro e a qualidade de vida na urbanização.

Ainda no dia 23, para dotar o Sobral de Quinta do Anjo de sinalética que informe sobre os valores naturais e convide à sua descoberta, vai ser instalado um painel informativo junto à área de entrada norte e placas identificativas junto às diferentes espécies que se encontram dispersas ao longo da rede de caminhos que percorre o espaço.

O Município agradece a participação das diversas entidades nestas comemorações, nomeadamente, mecenas, proprietárias/os de terrenos, juntas de freguesia, escolas, população em geral, serviços municipais das áreas do Ambiente e Serviços Urbanos, Desporto, Educação e Comunicação. A colaboração de todas/os é fundamental para a proteção e regeneração da floresta autóctone e para prevenir ameaças à biodiversidade!

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.