Home » Ambiente & Natureza » Palmela tem nova Estação Meteorológica
Palmela tem nova Estação Meteorológica

Palmela tem nova Estação Meteorológica

A Câmara Municipal de Palmela inaugurou esta terça feira, Dia Mundial do Ambiente, a nova Estação Meteorológica de Palmela, instalada no Castelo, oferecida pela Oroagri, empresa “Mecenas de Palmela.

Esta Estação Meteorológica vem reforçar a rede metropolitana existente. No âmbito da implementação, em curso, do Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas, a Área Metropolitana de Lisboa instalou uma estação em cada um dos 18 municípios, integrada no projeto “CLIMA.AML”, que pretende contribuir para a caracterização meteorológica dos territórios, maior conhecimento científico e monitorização/cruzamento dos dados, que ajudem a melhorar a prevenção e resposta a situações extremas.

No Concelho de Palmela, essa estação foi instalada em 2021, no Pinhal Novo, que é núcleo urbano mais populoso e situa-se na zona de transição entre Tejo e Sado, mas, pela grande extensão do território e heterogeneidade climática, a Câmara Municipal considera justificar-se a ampliação da rede. A estação do Castelo de Palmela será particularmente importante para a recolha de dados sobre o vento, e prevê-se a instalação, em breve, de uma outra estação em Poceirão, determinante para estudar as ondas de calor excessivo e a situação de seca.

Num momento de mudança de paradigma, o Presidente da Câmara agradeceu à Oroagri e à ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida (parceira na construção e implementação do Plano Local de Adaptação às Alterações Climáticas da Arrábida) a disponibilidade e o apoio neste processo de construção de uma estratégia integrada de desenvolvimento sustentável para o Concelho de Palmela e a região. A autarquia necessita de dados concretos e fidedignos, que ajudem a traçar estratégias, e esta rede de estações meteorológicas é um excelente instrumento de apoio à decisão.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.