Home » Atualidade » Nacional » PAN questiona Agência do Ambiente sobre a central de Almaraz!
PAN questiona Agência do Ambiente sobre a central de Almaraz
PAN questiona Agência do Ambiente sobre a central de Almaraz

PAN questiona Agência do Ambiente sobre a central de Almaraz!

O Partido Político ‘PAN, Pessoas, Animais e Natureza’, colocou hoje um conjunto de questões à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), sobre a situação da central nuclear espanhola de Almaraz e os perigos evidentes que representa a sua proximidade com Portugal.

Segundo notícia divulgada pelo jornal El País, inspetores do Conselho de Segurança Nuclear espanhol alertaram para falhas no sistema de arrefecimento da Central Nuclear de Almaraz, o que contraria o referido pela Agência Portuguesa do Ambiente, que publicamente referiu que o Conselho de Segurança Nuclear de Espanha garantiu a Portugal que a Central Nuclear de Almaraz se encontra em condições de segurança.

O PAN pretende saber se a APA tem na sua posse o relatório do Conselho de Segurança Nuclear Espanhol que confirma a segurança da exploração nuclear em Almaraz. Em caso afirmativo, atendendo à importância do referido relatório para todos os portugueses e ao impacto que um desastre nuclear implicaria para Portugal, o PAN pergunta se o relatório será divulgado publicamente.

No documento enviado hoje pelas vias oficiais, o partido pergunta ainda se serão tomadas diligências complementares pela APA para verificar as condições de segurança da Central Nuclear de Almaraz e, atendendo à renovação da licença de exploração da central, surge também a questão sobre quando é que a APA irá solicitar os estudos de impacto ambiental que fundamentaram a renovação da mesma e que legalmente são exigíveis.

O PAN já tinha entrada na Assembleia da Republica a 21 de janeiro, de um projeto de resolução que recomenda a intervenção do governo português junto do governo espanhol para o encerramento daquela central.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.