Site icon Ipressjournal

Panamá na BTL assinala os 100 anos do Canal

O Canal de Panamá, uma das maravilhas da engenharia do mundo moderno, celebra os seus 100 anos

O Canal de Panamá, uma das maravilhas da engenharia do mundo moderno, celebra os seus 100 anos de existência em 2014. Por esse motivo, o Panamá, assinalará este marco de interesse mundial, marcando presença pela primeira vez na Feira de Turismo de Lisboa (BTL) de 12 a 16 de Março, onde destaca não só a sua enorme variedade cultural e ambiental enquanto país, como o centenário da hidrovia que liga o Oceano Pacífico e o Mar do Caribe.

Reconhecido como um dos melhores destinos para viajar em 2014 pela cadeia de notícias CNN Internacional, o Panamá assume-se como um destino que proporciona segurança, lazer, história, cultura e natureza, permitindo proporcionar experiências únicas aos seus visitantes.

Fruto da boa conectividade e condições disponíveis, em 2013 o Panamá recebeu mais de 2.2 milhões de visitantes, valor que contempla um crescimento do turismo de cerca de 6% segundo fontes oficiais da Autoridade do Turismo do Panamá (ATP).

Com o objetivo de aumentar o número de turistas portugueses que visitam o país e qualificar a sua perceção sobre o destino, o Panamá participa, pela primeira vez, na Feira Internacional de Turismo de Lisboa (BTL) dando a conhecer a sua extraordinária diversidade e oferta.

O Canal do Panamá encontra-se a sofrer obras de expansão das eclusas e hidrovias de forma a coincidir com o centenário da hidrovia interoceânica. Os trabalhos de ampliação e melhoramento do Canal foram iniciados em 2007, com a construção de dois complexos de eclusas maiores que irão complementar as já existentes: Miraflores, Gatún e Pedro Miguel.

A apenas 10 quilómetros da Cidade do Panamá, centenas de milhares de turistas têm oportunidade de visitar todos os anos o Centro de Visitantes de Miraflores, um ponto de informação, restaurante e lojas feito a pensar nos turistas. Também é possível conhecer as obras do novo Canal com uma visita ao Centro de Observação de Ampliação do canal, em Colón. Trata-se de uma área de 4 hectares onde é possível contemplar a construção das novas eclusas no Atlântico. Ao mesmo tempo, a partir desta localização privilegiada, os visitantes podem observar o trânsito de navios através do lago Gatún e a natureza tropical que o rodeia.

Algumas das celebrações para 2014 contemplam uma exposição interativa itinerante com atividades de grupo sobre os Cem Anos do Canal, que percorrerá as nove províncias do Panamá entre Maio e Julho. Em Agosto, estreará uma produção cinematográfica, Histórias do Canal no Teatro Nacional, um filme composto por cinco curtas-metragens de 20 minutos que compilam alguns dos momentos mais significativos da história do Canal e do Panamá.

Partilhe:
Exit mobile version