Home » Agenda » Exposições* » Panoramas de André Carrilho no Amadora em Festa

Panoramas de André Carrilho no Amadora em Festa

O município da Amadora comemora 43 anos, com a celebração “Amadora em Festa”. No âmbito das comemorações André Carrilho, filho da cidade, assina a exposição “Panoramas” na Galeria Municipal Artur Bual/Casa Aprígio Gomes, inaugurada a 8 setembro às 18h30.

A Galeria Municipal Artur Bual/Casa Aprígio Gomes inaugurará, no dia 8 de setembro, pelas 18h30, a exposição “Panoramas”, que reúne cerca de 30 obras deste artista multifacetado e multipremiado, maioritariamente de cartoon e desenho editorial.

Esta mostra, que também fará parte da programação da 33.ª edição do Amadora BD – Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, que terá lugar de 20 a 30 de outubro próximo – reúne trabalhos, publicados em Portugal e nos EUA, que sintetizam tanto épocas e narrativas específicas, como grandes intervalos de tempo, procurando clareza na interligação de acontecimentos, de personalidades e de conceitos, da cerimónia dos Óscares ao 11 de Setembro, da história do jornal mais antigo de Portugal, à pandemia de covid-19. Apesar da complexidade que nos rodeia, é possível dar um passo atrás e tentar abarcar com o olhar o mosaico da atualidade, procurando uma visão mais abrangente.

Patente até 6 de novembro.

Entrada livre.

Sobre | André Carrilho

André Carrilho nasceu na Amadora, em 1974. Tem uma carreira de mais de 30 anos como artista gráfico, já foi galardoado com mais de 100 distinções nacionais e internacionais e já viu o seu trabalho exposto em Portugal, Espanha, Brasil, França, China e EUA.

Em 2002 foi galardoado com o prémio Gold Award para Portfolio de Ilustração pela Society for News Design (EUA), um dos mais importantes prémios de ilustração a nível mundial. Em 2015 foi o primeiro cartunista português a vencer o Grande Prémio do World Press Cartoon. O seu trabalho já foi publicado numa extensa lista de publicações internacionais, que inclui The New Yorker, The New York Times, Vanity Fair, The New Statesman, Los Angeles Times, New Republic, The Independent on Sunday e Neue Zurcher Zeitung. Desde 2009 é o cartunista residente do jornal Diário de Notícias. Em 2021 foi galardoado com o Gold Award pela Society of Illustrators (EUA), o Grand Prix no Hiii Illustration (China) e o Prémio Nacional de Ilustração (Portugal), com o livro infantil A Menina com os Olhos Ocupados.

Galeria Municipal Artur Bual/Casa Aprígio Gomes
R. Luís de Camões, n.º 2, Venteira, 2700-535 (Amadora)
Ref. GPS: 38.756646, -9.235615
Tel.: 214 369 000 | Ext: 5190

Horário:

Terça-feira a sábado e feriados: 10h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00 – Domingos: 14h30 às 18h00

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.