Home » Sítios & Viagens » Férias » Parceria Airbnb e Aldeias Históricas de Portugal
Parceria Airbnb e Aldeias Históricas de Portugal

Parceria Airbnb e Aldeias Históricas de Portugal

A Airbnb e as Aldeias Históricas de Portugal estabeleceram uma parceria para apoiar o turismo sustentável no interior do país. Este acordo faz parte dos esforços da Airbnb para incentivar tendências de viagem mais sustentáveis no interior de Portugal e tem como objetivo dispersar os benefícios das viagens e do turismo para lá das grandes cidades.

A Aldeias Históricas de Portugal entidade sem fins lucrativos, reune na rede, as Aldeias Históricas, de Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.

Este destino é uma excelente alternativa aos locais mais turísticos e representa uma opção atrativa para os viajantes que procuram uma forma de viajar mais sustentável e centrada no Património. A parceria tem como objetivo contribuir para a distribuição de fluxos turísticos para estes municípios e arredores; apoiar o equilíbrio territorial, diversificando a oferta e a procura de serviços turísticos para destinos menos procurados; promover a economia local contribuindo para a produção e consumo sustentável, potenciando fontes de receitas juntos de setores de atividade que o turismo de forma direta e indireta impacta positivamente; contribuir para a diminuição da sazonalidade e para a valorização dos recursos endógenos, fomentando, inclusive a duração da estadia média.

Como parte desta colaboração, a Aldeias Históricas de Portugal e a Airbnb estão a trabalhar em conjunto para criar uma página dedicada à promoção da Rede das Aldeias Históricas, com informações úteis sobre o que fazer, locais a visitar, empresas locais e anfitriões na Airbnb excecionais que estão a elevar a hospitalidade no interior de Portugal. Além disso, a Airbnb irá organizar webinars para os membros da Aldeias Históricas de Portugal com informações sobre como se tornarem empresários do setor da hospitalidade através do alojamento na Airbnb.

Esta parceria para a Aldeias Históricas de Portugal apresenta-se de grande importância pelo seu contributo para a materialização da estratégia definida para a Rede, nomeadamente pelo facto de se constituir como um impulso à transição digital que tem sido um dos vetores estratégicos da política nacional e europeia, e, naturalmente, da própria Rede.

“A Airbnb é uma montra de excelência mundial onde o destino Aldeias Históricas beneficiará com as suas dinâmicas, mas por outro lado revela-se também, e mais uma vez, a atratividade da marca Aldeias Históricas de Portugal na capitalização de parcerias com entidades de renome que podem, e devem, fazer a diferença no tocante à coesão territorial. Somos um destino já premiado por diferentes organismos de âmbito nacional e internacional e, esta etapa que agora se inicia vem, sem dúvida, robustecer o desenvolvimento económico e consequentemente o social da rede que representa 12 ícones da nossa Portugalidade”, explicou Carlos Ascensão, Presidente da associação Aldeias Históricas de Portugal.

Ser anfitrião na Airbnb ajuda as famílias a ganhar um rendimento extra. De acordo com um estudo interno da Airbnb, e contrariando o pressuposto de que a maioria dos alojamentos em Portugal pertencem sobretudo a grandes especuladores imobiliários e estão localizados nos grandes centros urbanos, 9 em cada 10 anfitriões em Portugal afirmam que o espaço que listam é propriedade deles ou da sua família em 2022. O alojamento foi e continua a ser fundamental para a recuperação económica e o crescimento do país e está espalhado por todo o território, desde as grandes cidades até às aldeias mais pequenas: em 2022, quase 2/3 das estadias de curta duração reservadas na Airbnb em Portugal foram fora do Porto e de Lisboa, demonstrando, também ser indutor de criação de abordagens que viabilizam a reabilitação, sendo disso exemplo a Rede Aldeias Históricas de Portugal.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.