Site icon Ipressjournal

Parceria para a conservação dos recifes de corais

Parceria para a conservação dos recifes de corais

Daniela Picco diretora executiva da MSC Fundation e Razan Al Mubarak Presidente da IUCN

A MSC Foundation e a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) anunciaram hoje uma nova parceria para conservar e restaurar os recifes de corais ameaçados.

O anúncio foi feito durante a Monaco Ocean Week, um evento que reúne especialistas e líderes de toda a comunidade de conservação marinha para discutir os principais desafios enfrentados pelos oceanos em todo o mundo.

O apoio da MSC Foundation permitirá a conclusão da avaliação global abrangente das espécies de corais do mundo na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. O Projeto Global Coral Biodiversity Assessment visa fornecer planos concretos e acionáveis de restauração dos recifes de coral, bem como para as espécies ameaçadas que os povoam.

O projeto incluirá a identificação das espécies de coral e áreas de recife mais ameaçadas, a priorização das ações de conservação e restauração com base nas ameaças que enfrentam; e a comunicação da contribuição que a conservação destes ecossistemas tem com o intuito de alcançar os objetivos no Quadro Global de Biodiversidade das Nações Unidas.

Quero expressar os meus sinceros agradecimentos à MSC Foundation pelo seu apoio. Não podia ser mais vital; mais de um terço das espécies de corais avaliadas na Lista Vermelha da IUCN estão em extinção. Esta parceria permitir-nos-á concluir mais avaliações, e garantir que todo o mundo tenha a informação necessária para proteger os corais e a subsistência das mais de quinhentas milhões de pessoas que dependem deles”, disse o Presidente da IUCN. Razan Al Mubarak.

Mr. Pierfrancesco Vago, Chair da MSC Foundation Executive Committee and Executive Chairman da Cruise Division do MSC Group, comentou: “Como pessoas que gerem o nosso planeta, temos a responsabilidade de proteger os seus preciosos ecossistemas. A nossa nova parceria com a IUCN é um poderoso compromisso de conservar e restaurar os recifes de corais ameaçados, florestas mangais e leitos de ervas marinhas. Ao capacitar tomadores de decisão e profissionais para agir de acordo com as recomendações globais emergentes da Avaliação Global da Biodiversidade Marinha, podemos proteger esses ecossistemas essenciais para as gerações futuras”.

MSC Foundation Executive Director Daniela Picco acrescentou: “A MSC Foundation está comprometida em fazer avançar a ciência ligada aos oceanos e está encantada com a parceria com a IUCN para promover mudanças significativas no espaço de conservação marinha. Esta parceria marca um passo significativo nos nossos esforços para restaurar e proteger os oceanos do mundo. Esta parceria complementa o nosso Programa Super Coral e outros trabalhos na área de conservação marinha, ao mesmo tempo que oferece possibilidades promissoras de envolver novos parceiros na comunicação e divulgação. Juntos, trabalharemos para um futuro sustentável para o nosso planeta, onde a vida marinha prospere e a saúde dos oceanos seja restaurada para as próximas gerações”.

A parceria também contribuirá para a UN Decade of Ocean Science for Sustainable Development.

Partilhe:
Exit mobile version