Home | Atualidade | Europa | Parlamento Europeu à sua porta chega a Portimão
Parlamento Europeu à sua porta chega a Portimão

Parlamento Europeu à sua porta chega a Portimão

‘Parlamento Europeu à sua porta’, é uma iniciativa que visa dar a conhecer aos cidadãos, o trabalho realizado pelos eurodeputados. A caravana vai estar na Zona Ribeirinha, junto ao Clube Naval, em Portimão, no fim de semana de 17 e 19 de junho.

Neste encontro, participam em conversas com os cidadãos, Vice-Presidente Pedro Silva Pereira e os eurodeputados Pedro Marques, Margarida Marques, Maria da Graça Carvalho, José Gusmão e Francisco Guerreiro, disponíveis para responder às questões que lhes são colocadas.

Portimão é a última paragem da digressão realizada pela caravana ‘Parlamento Europeu à sua porta’, depois da passagem em sete cidades portuguesas com o objetivo dar a conhecer a atividade da instituição.

O Vice-Presidente do PE, Pedro Silva Pereira, e os eurodeputados Pedro Marques, Margarida Marques, Maria da Graça Carvalho, José Gusmão e Francisco Guerreiro participam em conversas abertas, neste projeto-piloto na Europa que pretende que os cidadãos interajam com os eurodeputados e façam ouvir a sua voz.

Isilda Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Portimão, e Pedro Valente da Silva, Chefe do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, assinalam o arranque da iniciativa na Zona Ribeirinha, junto ao Clube Naval, na sexta-feira, pelas 10h30. No domingo, pelas 17h15, é a vez do Vice-Presidente Pedro Silva Pereira, com a Presidente da Câmara Municipal de Portimão, encerrar o projeto depois de mais de um mês e meio em digressão pelo país.

Na sexta-feira, pelas 16h45, a estrutura móvel do Parlamento Europeu recebe um concerto do Coro do Agrupamento de Escolas da Bemposta e no sábado, às 17h30, uma apresentação da Marcha Popular do Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense. No domingo, às 10h00, o Portimão Surf Clube vai disponibilizar uma aula de surf adaptado na Praia da Rocha e, para o encerramento da iniciativa, está reservada uma regata com um desfile, por atletas do Clube Naval de Portimão, com bandeiras dos 27 Estados-membros da União Europeia.

Durante os três dias, a estrutura recebe ainda conversas com representantes de instituições nacionais e locais sobre o programa Erasmus, participação cívica e juventude e sobre fundos europeus, para além de atividades de criação artística, ações de consciencialização e workshops de escrita criativa e de fotografia e vídeo, contando com o apoio do Europe Direct Algarve.

O ‘Parlamento Europeu à sua porta’ é uma oportunidade para as pessoas conhecerem melhor os seus representantes e fazerem ouvir as suas opiniões junto dos eurodeputados, ao mesmo tempo que descobrem projetos apoiados pela União Europeia em cada região. Realidade virtual imersiva, tecnologia interativa, debates e outras atividades procuram mostrar como o Parlamento Europeu toma decisões que fazem a diferença no dia-a-dia dos cidadãos.

O ‘Parlamento Europeu à sua porta’ arrancou em Vila Real a 23 de abril e passou pelas cidades de Viseu, Coimbra, Évora, Braga e Porto.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.