Home » Atualidade » Europa » Parlamento Europeu debate os aumentos da energia
Parlamento Europeu debate os aumentos da energia

Parlamento Europeu debate os aumentos da energia

O Parlamento Europeu (PE), o Conselho e a Comissão Europeia, vão debater os instrumentos a que a União Europeia e os Estados Membros devem recorrer para mitigar os preços da energia.

O debate em plenário realiza-se na quarta-feira, 6 de outubro, a partir das 9h00 (hora em Estrasburgo, 8h00 em Lisboa).

Os eurodeputados estão preocupados com as consequências do aumento dos preços do gás natural para os consumidores e as empresas e querem que sejam encontradas soluções a nível europeu e nacional para dar resposta a este problema. Algumas das medidas deverão passar pelo aumento da eficiência energética e da utilização de energia de fontes renováveis e pelo combate à pobreza energética.

A Comissão propõe que as receitas do regime de comércio de licenças de emissão da UE sejam utilizadas pelos Estados-Membros para mitigar o impacto da subida dos preços da energia, em particular as suas consequências sociais. Está também a ser discutida no PE a criação de um fundo social para a ação climática, uma das propostas apresentadas em julho no âmbito do pacote climático “Objetivo 55” (“Fit for 55”), através do qual os Estados-Membros poderiam ajudar as pessoas a financiar investimentos em eficiência energética, em novos sistemas de aquecimento e arrefecimento e numa mobilidade mais ecológica.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.