Home » Cultura » Geral » Parques de Sintra adquiriu inventário do início do século XIX
Parques de Sintra adquiriu inventário do início do século XIX

Parques de Sintra adquiriu inventário do início do século XIX

A Parques de Sintra adquiriu para o Palácio Nacional de Queluz, um inventário do início do século XIX, com uma lista de aquisições de roupa, calçado, joias e acessórios de moda para a Família Real portuguesa.

Este manuscrito encadernado foi adquirido pela Parques de Sintra através da leiloeira Sotheby’s e do antiquário S.J. Phillips, revelando os gostos e estilo requintado da Rainha Carlota Joaquina de Portugal, consorte do Rei D. João VI.

O manuscrito de 71 páginas, que vem agora enriquecer o acervo do Palácio, está datado de “Paris, 20 de maio de 1816”, tem encadernação em couro marroquino vermelho com gravação a ouro e está marcado com as armas Reais de Espanha na capa e contracapa. Nele estão anotadas joias, roupas, artigos de lingerie, sapatos, leques, luvas, meias, cosméticos e acessórios (como por exemplo 560 lenços de mão, sapatos de seda bordados, meias da melhor seda transparente, leques de vários tipos em marfim, entre muitos outros artigos), adquiridos aos principais estilistas, joalheiros e retalhistas de moda parisienses.

As aquisições foram conduzidas pela Baronesa Ardisson, em nome da Rainha Consorte, no tempo em que a Família Real Portuguesa se encontrava no Brasil, para onde se deslocara na sequência das Invasões Francesas. O documento permite obter uma boa noção da elegância e esplendor do guarda-roupa real no século XIX, e entender como a voluntariosa e controversa D. Carlota Joaquina queria estar alinhada com as tendências europeias.

Este inventário encontrava-se numa coleção privada inglesa, e foi publicado pela primeira vez no catálogo da exposição “The S.J. Phillips Collection of Jewels of Portugal”, organizado pela Sotheby’s em Lisboa em maio de 2017.

Para Inês Ferro, Diretora do Palácio Nacional de Queluz, “trata-se de um raro documento que nos chegou em excelente estado de conservação e que nos que dá acesso às escolhas pessoais da Rainha e das Infantas. 1816 foi um ano marcante para toda a família real, e em particular para o universo feminino. D. Maria I morrera a 20 de Março desse ano e D. Carlota Joaquina era já Rainha, apesar de a aclamação de D. João VI só se vir a verificar dois anos mais tarde. Por outro lado, para a grandeza desta encomenda, processada em maio, terá também contribuído a circunstância de duas das infantas suas filhas estarem a poucos meses de partir para Espanha, onde em setembro contrairiam matrimónio com dois tios maternos: D. Maria Isabel com o Rei de Espanha, Fernando VII e D. Maria Francisca de Assis com D. Carlos Isidro. Este documento, enquanto fonte de conhecimento para o estudo do vestuário e de todo o tipo de adereços, é também fundamental para ajudar a compreender a iconografia e os retratos régios que o Palácio possui desta época, em que o “estilo império” marcava a moda então em voga.

A Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A. (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. Não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do património que gere são asseguradas pelas receitas de bilheteiras, lojas, cafetarias e aluguer de espaços para eventos.

Em 2016, as áreas sob gestão da PSML (Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam 2.625.011 visitas, cerca de 83% das quais por parte de estrangeiros. Recebeu, em 2013, 2014, 2015 e 2016, o World Travel Award para Melhor Empresa em Conservação.

São acionistas da PSML a Direção Geral do Tesouro e Finanças (que representa o Estado), o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.