Home » Cultura » Geral » Parques de Sintra: Mais de 1M de visitas no 1º Semestre
Parques de Sintra: Mais de 1M de visitas no 1º Semestre
Parques de Sintra: Mais de 1M de visitas no 1º Semestre

Parques de Sintra: Mais de 1M de visitas no 1º Semestre

A Parques de Sintra registou no primeiro semestre de 2016, mais de um milhão de visitantes, nos parques e monumentos que tem sob a sua gestão, o que segundo aquela entidade, corresponde a um aumento na ordem dos 14%, em relação ao período homólogo de 2015.

O Parque e Palácio Nacional da Pena foi o monumento que registou o maior número de entradas, com 529 mil, o que corresponde a um aumento de cerca de 19%. O Palácio Nacional de Sintra teve um aumento de cerca de 12%, seguido do Castelo dos Mouros com mais 10% e do Parque e Palácio de Monserrate e do Convento dos Capuchos, ambos com 7%.

Em 2014, os valores naturais e culturais que a PSML gere, o Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre, receberam na totalidade, 1.928.000 visitas, cerca de 86% das quais eram estrangeiros.

Com o trabalho que tem vindo a ser realizado desde então, ao nível dos melhoramentos introduzidos e programação de iniciativas, os vários monumentos e parques geridos pela Parques de Sintra, deve atingir em 2016, um número de visitantes recorde

A Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A. (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. A sua criação teve como objetivo reunir as instituições com responsabilidade na salvaguarda e valorização da Paisagem Cultural de Sintra, e o Estado Português entregou-lhe a gestão das suas principais propriedades na zona. Não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do património que gere são asseguradas pelas receitas de bilheteiras, lojas, cafetarias e aluguer de espaços para eventos.

São acionistas da PSML o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, a Direção Geral do Tesouro e Finanças (que representa o Estado), o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.