Home » Ambiente & Natureza » Parques de Sintra recupera estruturas no Parque da Pena

Parques de Sintra recupera estruturas no Parque da Pena

A Parques de Sintra concluiu um conjunto de projetos de recuperação de estruturas construídas e jardins no Parque da Pena, com o objetivo de conservar os elementos que marcam o local, tanto do ponto de vista histórico como estético.

A intervenção, faseada, incluiu trabalhos no Vale dos Lagos, Feteira da Rainha e Jardim das Camélias, representando um investimento de cerca de 300.000 Euros, suportado totalmente pela Parques de Sintra.

As intervenções nos jardins com o restauro da rede de caminhos, escadas e muros, tiveram início em 2012. Em paralelo a área de infraestruturas, foi dotada de distribuição de água, energia para iluminação dos caminhos e abastecimento da Estufa Quente, telecomunicações e equipamentos de rega. As estruturas do sistema de águas original, como minas, canaletes, condutas, tanques e pequenos lagos decorativos, canais e cascatas, têm vindo a ser também recuperadas.

Na Feteira da Rainha foi concluída a recuperação da Fonte dos Passarinhos, do Fontanário da Concha e de um pequeno nicho com embrechados integrados no Lago da Concha. Foram repostos os azulejos em falta nas diferentes estruturas e efetuadas reparações nos gradeamentos de ferro dos vãos da Fonte dos Passarinhos, assim como no seu sistema hidráulico e respetiva bacia.

A intervenção envolveu também as Capelas Manuelina e Menor, dois edifícios que se julga construídos durante a presença monges que habitavam o Mosteiro de Nossa Senhora da Pena, entregue à Ordem de S. Jerónimo no séc. XVI, dois exemplos notáveis, não só pela sua estrutura arquitetónica, como pelos exemplares de revestimento azulejar que uma delas, a Manuelina, ainda apresenta no seu interior. O Tanque dos Frades, utilizado para abastecer as hortas da cerca, foi restaurado.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.