Home » Cultura » Geral » Parques e Monumentos de Sintra em Setembro

Parques e Monumentos de Sintra em Setembro

Para o final do verão, a programação nos parques e monumentos de Sintra está carregada de novidades, desde oficinas relacionadas com a mudança de estação, a exposições, apresentações equestres, concerto para bebés e visitas guiadas para cidadãos com deficiência.

Na Quintinha de Monserrate, uma oficina de Conservas de Frutos e Legumes pretende colocar em prática técnicas de conservação de frutos e legumes de verão, para consumir no inverno. Terá também lugar, nos jardins do Palácio de Sintra, a Prova de Tomate de Variedades Regionais, e na Abegoaria e Quinta da Pena, a Oficina de Guardiões de Sementes vai abordar o papel das hortas na preservação do património agrícola português, através do cultivo de variedades regionais.

No Parque e Palácio de Monserrate, a fotografia e a pintura destacam-se em duas exposições. As fotografias vencedoras do concurso “International Garden Photographer Of The Year (IGPOTY)” são apresentadas no parque, enquanto a exposição de pintura “Entre Ramas” – em parceria com a Embaixada do México –apresenta a obra de seis artistas que escolheram o México para trabalhar.

A Escola Portuguesa de Arte Equestre realiza apresentações, treinos, e galas abertos ao público no Picadeiro Henrique Calado, em julho. Datas em www.arteequestre.pt e em pdf anexo.

No âmbito do Ciência Viva no Verão em Rede decorrerá a atividade: O Mundo das Abelhas e Outros Insetos Polinizadores, no novo Apiário Pedagógico da Quintinha de Monserrate, desvendando conceitos e fenómenos como polinização, reprodução das plantas, permapicultura, organização social dos insetos, entre outros.

A 20 de setembro, o Palácio de Monserrate recebe o “Concerto para Bebés: Um dia na Floresta”.

Em setembro continuam a decorrer as visitas guiadas integradas no projeto “Parques de Sintra Acolhem Melhor. A 20 de setembro, o projeto “Jardins de Monserrate Sem Barreiras” permite que as pessoas com mobilidade condicionada percorram os Jardins de Monserrate com autonomia através de um equipamento que quebra a barreira da inclinação e facilita a mobilidade de cadeiras de rodas manuais. No Parque de Monserrate, no mesmo dia, decorrerá ainda a visita “Património em Gestos”, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa. O dia 12 de setembro é dedicado aos visitantes cegos, com a visita guiada “Sentir o Património”, que vai permitir que os visitantes descubram o Parque de Monserrate através do tato, audição, e olfato.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.