Home » Sítios & Viagens » Enoturismo » Parques Naturais de Norte a Sul do Brasil
Parques Naturais de Norte a Sul do Brasil

Parques Naturais de Norte a Sul do Brasil

O Brasil possui, atualmente, mais de 70 parques nacionais protegidos, visando a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica. Isso possibilita a realização de pesquisas, desenvolvimento de educação ambiental, contato com a natureza e, claro, turismo ecológico.

No país com a maior biodiversidade do mundo, é imperativo que os parques naturais e o ecoturismo tenham um lugar de destaque em qualquer guia de viagem. A Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, dá a conhecer alguns parques nacionais a não perder no Brasil.

1 – Parque Nacional Chapada Diamantina – BAHIA

Situado no centro do Estado brasileiro da Bahia, o Parque Nacional Chapada Diamantina é uma região de serras onde nascem os rios das diversas bacias do Estado. O parque nacional é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – Icmbio.

Foi criado em 1985 com o intuito de preservar os ecossistemas da Serra do Sincorá e conservar as suas nascentes, especialmente a do principal rio baiano, o Paraguaçu. Todos os anos, diversas novas espécies de plantas e animais são descobertos na região.

No parque, pode experienciar diversas atrações. O Morro do Pai Inácio é um dos principais pontos a visitar. Com a vista mais cobiçada da região, o Morro tem 1.050 metros de altitude e do topo pode observar os 1.520 quilómetros quadrados do parque Nacional da Chapada Diamantina.

A Cascata da Fumaça é outra experiência a não perder no parque. É a segunda maior cascata do Brasil, com 380 metros de queda e é acessível por um trilho de duas horas até ao topo.

2 – Parque Nacional Chapada dos Veadeiros – GOIÁS

Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no Estado de Goiás, a poucos quilômetros da Capital Brasília. Com uma área de mais de 240 hectares, o parque é um local com uma biodiversidade única.

O parque foi declarado Património Natural da Humanidade pela UNESCO em 2001 devido às suas espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes, cursos de água e rochas com mais de mil milhões de anos.

O turismo não é o único propósito do parque, que também abriga a investigação científica e a educação ambiental. No entanto, os visitantes podem experienciar diversas oportunidades para relaxar como o Vale da Lua, onde pode explorar o conjunto de formações rochosas que remetem para crateras lunares ou o Jardim de Maytrea, que oferece uma vista panorâmica do local e onde pode observar o famoso Morro da Baleia.

A região é rica em cristais e considerada por muitos como um portal único onde é possível ter experiências místicas e inesquecíveis.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.