Site icon Ipressjournal

Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal em Guimarães

Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal em Guimarães

O Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho no domingo 24 de Junho em Guimarães, reuniu cerca de um milhar de participantes. A organização da “festa do ciclismo de lazer” viu superadas as melhores expetativas em número de participantes.

Aliando o desporto, a cultura e a história, o Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal”, promovido com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e da Liberty Seguros, entre outras entidades, pretendeu incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128) que viria a ser designada como “a primeira tarde portuguesa”.

Esta 10ª edição do Passeio, teve dois percursos de dificuldade baixa “passeio, mini passeio” e um trilho de BTT, com o qual se procurou incentivar a participação de todos, independentemente da idade e da condição física.

No local de partida e chegada os atletas minhotos Jorge Ferreira e Filipe Gomes proporcionaram uma surpreendente exibição de Trial Bike, tendo sido promovida uma ação de sensibilização do Refood Guimarães e de divulgação da Spinning Clinic.

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal, organizado desde 2009, tem a particularidade de gerar momentos de interação e de possibilitar a participação de toda a família. Ao momento da partida associaram-se Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Costa, Vereador do Desporto Câmara Municipal de Guimarães e Castro Antunes, Presidente da Junta de Freguesia de Azurém, entre outras individualidades.

A iniciativa foi de participação gratuita, tendo os participantes recebido uma t-shirt oficial oferecida pela Liberty Seguros e participado no sorteio de diversos prémios oferecidos pelos parceiros do evento.

Com partida junto ao Estádio D. Afonso Henriques, o percurso inicial do Passeio Dia 1 de Portugal percorreu o Centro Histórico de Guimarães pelos três grupos de inscritos. O Trilho de BTT, uma das três opções de participação, foi promovido em parceria com a ERDAL – Escolas de Referência de Desportos de Ar Livre e procurou proporcionar aos participantes paisagens únicas e deslumbrantes, muitas delas até agora inacessíveis em percursos de BTT.

Partilhe:
Exit mobile version