Home » Desporto » Automobilismo » Passeio dos Ingleses “ACP Clássicos” no próximo sábado
Passeio dos Ingleses "ACP Clássicos" no próximo sábado

Passeio dos Ingleses “ACP Clássicos” no próximo sábado

O ACP Clássicos leva à estrada já no próximo sábado (26 de fevereiro), o Passeio dos Ingleses, evento dedicado exclusivamente a automóveis de nacionalidade inglesa, que conta com 250 “celebridades” britânicas, que volta a dividir-se em dois polos de atração: um convívio com partida de Lisboa e outro do Porto. Emoções a dobrar, com o mesmo espírito de revivalismo dos clássicos ingleses!

Após um ano de paragem forçada devido à pandemia, o emblemático Passeio dos Ingleses, o maior evento europeu de clássicos ingleses, está de regresso, atraindo, mais uma vez, muitos aficionados das principais marcas inglesas de automóveis, que voltarão a espalhar charme pelos locais de passagem do evento. A Sul e a Norte, não faltará glamour nas estradas portuguesas já que, pela terceira vez, a organização do ACP Clássicos terá duas edições no mesmo dia, uma com partida de Lisboa e outra com arranque do Porto.

No total são 250 automóveis com “passaporte” britânico (175 afetos ao passeio de Lisboa e 75 ao do Porto), que incluem modelos históricos de marcas como a Bentley, Jaguar/Daimler, Rolls-Royce, Lotus, Austin-Healey ou MG, apenas para referir alguns dos construtores representativos no lote de 22 marcas que escrevem a história da 18ª edição do Passeio dos Ingleses.

Entre os muitos modelos emblemáticos que marcam presença, recebe natural protagonismo o Bentley 4 ¼ liter, de 1937, um fantástico automóvel, com histórico na aristocracia portuguesa por ter pertencido ao Conde de Monte Real e relevantes resultados em competição.

Locais diferentes, a mesma emoção

Para satisfazer o maior número de aficionados dos modelos ingleses, o evento volta a ser dividido, concentrando, simultaneamente, emoções em Lisboa e no Porto.

Em Lisboa, o Parque Eduardo VII serve de encontro às máquinas inglesas, entre as 9h00 e as 9h30 do próximo sábado, com a partida oficial marcada para as 10h00, rumo a Leiria, mais precisamente em direção à Quinta do Paúl (Ortigosa), onde será o almoço.

A meio do percurso, os participantes dividem-se em Grupo Desportivo e Grupo Turístico, seguindo os seus próprios itinerários. O Grupo Turístico efetuara uma paragem para visitar a Vila de Óbidos, enquanto o Grupo Desportivo pode “fazer o gosto ao pé” e acelerar no Kartódromo de Fátima, numa prova de regularidade.

No Porto, a concentração acontece também entre as 9h00 e as 9h30 na zona da Foz. O destino final é a Casa da Vila Verde, em Lousada, onde um almoço espera os participantes.

Seguindo a mesma filosofia que a concentração de Lisboa, também os veículos ingleses provenientes do Porto se dividem a meio do percurso, com os participantes a optarem pelo Grupo Desportivo ou Grupo Turístico, seguindo itinerários diferentes. Enquanto os clássicos ingleses integrados no Grupo Turístico efetuam uma paragem para visitar o Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, os do Grupo Desportivo vão acelerar no Kartódromo de Fafe, em prova de regularidade.

Luís Cunha, Secretário-Geral do ACP Clássicos, antevê mais uma edição de sucesso: “Estamos muito animados com mais uma edição do Passeio dos Ingleses. O evento voltou a atrair a atenção e a cativar muitos aficionados das marcas inglesas, com reflexo natural no número de participantes. Ao longo do tempo, este Passeio tem ganho um cariz muito especial, uma vez que junta automóveis muito diferentes, mas, na sua essência, todos têm acentuado espírito inglês. De resto, é precisamente essa heterogeneidade e ‘feliz convivência’ entre modelos tão dispares que se pode apontar como um dos fatores de sucesso. Nesta perspetiva, em 2022, só poderemos esperar mais um evento memorável”.

Programa Lisboa

09h00 Concentração no Parque Eduardo VII
10h00 Partida do Passeio
11h30 Kartódromo de Fátima (Grupo Desportivo)
12h00 Visita a Óbidos (Grupo Turístico)
13h30 Chegada à Quinta do Paúl na Ortigosa, Leiria
14h00 Almoço na Quinta do Paúl

Programa Porto

09h00 Concentração na Foz
10h00 Partida do Passeio
11h30 Kartódromo de Fafe (Grupo Desportivo)
11h30 Visita ao Mosteiro de Pombeiro (Grupo Turístico)
13h00 Chegada à Casa de Vila Verde em Caíde de Rei, Lousada
13h30 Almoço na Casa de Vila Verde

Para mais informações press.motorsport@acp.pt

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.