Home » Cultura » Cinema » Patrick o filme de Gonçalo Waddington estreou em Portugal
Patrick o filme de Gonçalo Waddington estreou em Portugal
Patrick o filme de Gonçalo Waddington estreou em Portugal

Patrick o filme de Gonçalo Waddington estreou em Portugal

“Patrick”, a primeira longa-metragem, do realizador Gonçalo Waddington, já estreou em Portugal, depois de ter estado em competição em 2019 no festival de San Sebastian em Espanha.

O filme aborda a individualidade de um jovem adulto em Paris, que descobre a verdadeira identidade e ascendência. Patrick é Mário, um português raptado e separado da família, aos 12 anos em Portugal..

Em declarações à agência Lusa, Gonçalo Waddington, o realizador, reconheceu as semelhanças desta ficção com a história do desaparecimento de Rui Pedro, aos 11 anos, em 1998 em Lousada, mas não era a ideia do rapto que lhe interessava contar.

“Nunca contaria a história de Rui Pedro, por uma questão de ética e de respeito. Não conseguiria”, explicou o realizador.

O rapto é apenas o pano de fundo para uma ficção sobre conflito e identidade: quem é Patrick/Mário entre a vida em Paris, o reencontro com a família em Portugal, a ligação ao homem, pedófilo, que o raptou.

O elenco é encabeçado pelo ator luso-francês Hugo Fernandes e integra ainda Teresa Sobral, Alba Baptista, Carla Maciel, Adriano Carvalho, João Pedro Benard, Raphael Tschudi e Miguel Herz-Kestranek.

Gonçalo Waddington recorda que esta temática da identidade em “Patrick” está também presente nas duas curtas-metragens anteriores que assinou: “Nenhum nome” (2010) e “Imaculado” (2013).

Fonte: Lusa

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.