Home » Sítios & Viagens » Regiões Turísticas » Pé ante Pé para conhecer a Região Viseu Dão Lafões
Pé ante Pé para conhecer a Região Viseu Dão Lafões

Pé ante Pé para conhecer a Região Viseu Dão Lafões

A campanha “Viseu Dão Lafões Pé ante Pé”, enquadra-se na estratégia de Walking & Cycling para promoção e valorização do território, decorreu entre 29 de maio e 8 de outubro em todos os municípios de Viseu Dão Lafões.

Foram mais de 1500 participantes a descobrir nos meses de verão, os percursos pedestres da região Viseu Dão Lafões, transformando a primeira edição da iniciativa “Viseu Dão Lafões Pé ante Pé” num sucesso que superou as melhores expetativas.

A campanha, teve o seu arranque a 29 de maio, na Reserva Botânica do Cambarinho, em Vouzela. Essa foi a primeira de 14 etapas, que decorreram em cada um dos 14 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, promotora desta iniciativa. A última etapa aconteceu a 8 de outubro, em Vila Nova de Paiva.

Desenvolvida em estreita colaboração com os municípios, a “Viseu Dão Lafões Pé ante Pé” nasceu com o objetivo de ativar a Rede de Percursos Pedestres de Viseu Dão Lafões. As 14 caminhadas apresentaram níveis de dificuldade fácil e médio, com um enquadramento cénico que presenteou os participantes com os melhores argumentos naturais da região.

Durante os pouco mais de quatro meses que durou a primeira edição da iniciativa, os amantes do turismo de natureza tiveram a oportunidade de descobrir as grandes mais-valias de Viseu Dão Lafões, ficando a conhecer alguns dos melhores percursos e locais de interesse, não apenas na área do turismo ativo, como também no património natural, cultural e histórico, sem esquecer o enoturismo, a gastronomia e o bem-estar. Todos os caminhantes receberam um kit de participante, que incluía uma t-shirt alusiva à atividade.

A iniciativa “Viseu Dão Lafões Pé ante Pé” é um dos elementos de um projeto mais vasto, que visa a implementação de percursos pedestres, centros BTT e centro de trail em toda a região, num investimento superior a 500.000 euros. Com este investimento, a CIM promoveu intervenções de qualificação e sinalização de um vasto conjunto de percursos pedestres e cicláveis por todo o território, contribuindo para a sua valorização, ao melhorar as suas condições de acesso e utilização.

“Esta iniciativa é mais um dos eventos enquadrados na estratégia de Walking & Cycling que estamos a implementar na CIM Viseu Dão Lafões. Queremos que este território seja a escolha natural para quem procura os melhores trilhos pedestres e percursos de bicicleta no país. Estamos a trabalhar afincadamente nesse sentido. A região tem fortes argumentos para que assim seja, em todos os seus 14 municípios. Quero deixar um agradecimento a todos os que participaram nesta primeira edição ajudando a transforma-la num sucesso”, sublinha Fernando Ruas, presidente da CIM Viseu Dão Lafões.

Para Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM, “as mais de mil e quinhentas pessoas que participaram nas 14 caminhadas tiveram a oportunidade de comprovar as condições privilegiadas que este território oferece aos adeptos do turismo ativo e de natureza. A Ecopista do Dão, internacionalmente conhecida, e a futura Ecopista do Vouga são apenas dois exemplos do muito que há para conhecer nesta região. São 1700 quilómetros de percursos pedestres, de circuitos de BTT e de trail que estão disponíveis para todos os que deles querem usufruir, que queremos que sejam uma fonte cada vez mais importante de atração turística e de dinamização do território”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.