Home » Atualidade » Internacional » PE debate os direitos das mulheres no Irão
PE debate os direitos das mulheres no Irão
Mahsa Amini, morta numa esquadra de policia dos costumes, no Irão

PE debate os direitos das mulheres no Irão

O Parlamento Europeu debate na tarde de terça feira, os direitos das mulheres vítimas do regime islâmico do Irão. No debate para além dos eurodeputados, também vai estar presente Josep Borrell, o representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros.

Os protestos das últimas semanas no Irão

Os protestos generalizados que tem ocorrido nas duas últimas semanas no Irão, motivados pela morte de Mahsa Amini, de 22 anos, quando se encontrava sob custódia policial, uma jovem mulher de origem curda, presa por supostamente ter violado as leis iranianas de uso obrigatório do véu, que não cobria completamente o seu cabelo.

Com a morte de Amini, quando se encontrava detida numa esquadra de policia dos costumes iraniana, os protestos espalharam-se por mais de 150 cidades em todo o Irão, com destaque para as universidades e saída do povo às ruas.

O governo Iraniano reagiu violentamente aos protestos, registando-se para já, cerca de 75 mortes e mais de mil prisões. Entretanto os iranianos já não protestam só contra a morte de Amini, mas também contra o regime cada vez mais repressivo que tem como alvo mulheres, jornalistas e minorias.

O Parlamento Europeu já adotou no atual mandato, oito resoluções condenando as violações dos direitos humanos no Irão.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.