Home » Sa√ļde » Peregrinos com Diabetes pelos Caminhos de Santiago
Peregrinos com Diabetes pelos Caminhos de Santiago

Peregrinos com Diabetes pelos Caminhos de Santiago

Caminhar pela Diabetes 2019 é um projeto espanhol que este ano, conta com quinze portugueses que participam de 15 e 19 de junho, em cinco etapas dos Caminhos de Santiago, uma iniciativa da Fundação para a Diabetes de Espanha, com o apoio da Novo Nordisk.

Todos os anos, cada vez mais pessoas decidem deixar a sua pegada nas rotas que constituem os ‚ÄúCaminhos de Santiago‚ÄĚ. Este ano, a Funda√ß√£o para a Diabetes, com o apoio da Novo Nordisk, e associa√ß√Ķes espanholas de pessoas com diabetes quiseram voltar a cal√ßar os t√©nis com dois objetivos: o primeiro e mais importante, promover h√°bitos de vida saud√°vel entre as pessoas com diabetes; e o segundo, treinar para um grande desafio e realizar as cinco etapas dos Caminhos de Santiago.

Desta forma, quinze pessoas com diabetes da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) juntaram-se a esta iniciativa e iniciaram os treinos para desafiar a diabetes e demonstrar que, com a prática diária de atividade física, é possível manter os níveis de glicose no sangue controlados e finalizar com êxito esta jornada. A meta não são os Caminhos de Santiago, de facto, este é só o princípio, pois o objetivo é criar rotinas que levem as pessoas com diabetes a incorporar a atividade física no seu quotidiano.

Ana Mateo, dirigente da Funda√ß√£o para a Diabetes, agradeceu a todas as associa√ß√Ķes de doentes e volunt√°rios por colaborarem, motivando e animando os seus associados e toda a popula√ß√£o a participar neste projeto, cujo objetivo √© a prepara√ß√£o f√≠sica e mental para caminhar at√© Santiago, al√©m do refor√ßo positivo para a pr√°tica di√°ria de exerc√≠cio e o reconhecimento do seu papel na gest√£o, cuidados, educa√ß√£o e preven√ß√£o da diabetes.

Ap√≥s um per√≠odo de quatro meses de treino, os grupos de peregrinos oriundos de diversas localidades de Espanha, estar√£o preparados para finalizar com sucesso as cinco etapas do desafio ‚ÄúCaminhar pela Diabetes‚ÄĚ. Este desafio decorre entre 15 e 19 de junho e os 100 peregrinos selecionados ter√£o de superar os 109 km que separam as localidades de Neda e de Santiago de Compostela, passando por Pontedeume, Betanzos, Hospital de Bruma e Sig√ľeiro.

Durante o Caminho, uma equipa de profissionais de sa√ļde volunt√°rios encarregar-se-√° de recolher dados relativos ao n√ļmero de hipoglicemias e hiperglicemias dos peregrinos, associando estas ocorr√™ncias ao exerc√≠cio f√≠sico realizado durante a participa√ß√£o no desafio ‚ÄúCaminhar pela Diabetes‚ÄĚ e com o objetivo de estudar os efeitos do exerc√≠cio nos n√≠veis de glicose no sangue.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.