Caminhada pela causa animal, provas equestres, concursos internacionais de felinos e roedores, demonstrações e espaços de interação com animais de estimação de vários géneros, são alguns dos atrativos do salão PET Festival que se realiza nos Pavilhões 3 e 4 da FIL de 31 de Janeiro a 2 de Fevereiro.
Mais do que uma mostra de animais o PET Festival prima por ser uma festa onde os animais de companhia, com as suas habilidades, diferenças comportamentais e de género, e a interacção de que são capazes, são os principais protagonistas.
Em simultâneo, decorrem inúmeras iniciativas tais como competições equestres, concursos internacionais de felinicultura, exposições de aves canoras e exóticas, peixes, porquinhos-da-Índia e hámsteres, demonstrações de agilidade e obediência canina, workshops, ou a possibilidade de se ser veterinário por um dia através da orientação dos alunos da Faculdade de Medicina Veterinária.
Palco da maior concentração de mascotes realizada em Portugal a 3ª edição do PET Festival, organizado pela Fundação AIP, através da AIP Feiras Congressos e Eventos, volta a contar este ano com uma área de exposição, onde os visitantes poderão conhecer as mais recentes novidades de produtos e serviços na área da alimentação, cosmética, higiene, saúde, acessórios e lazer para os seus animais de estimação.
A interacção com os mais de 2.500 animais presentes será uma constante durante os 3 dias de evento e por isso o programa de actividades é vasto e promete agradar a todos os fãs de animais de estimação.
De sexta-feira a domingo os picadeiros do PET Festival, o maior deles com 3.000 m2 receberão o Concurso Nacional de Saltos de Obstáculos, 1ª Jornada do Campeonato de Portugal de Horseball, 1ª Jornada do Troféu Dressage Póneis, 1ª Taça Ibérica Indoor de Atrelagem, Concurso Nacional de Dressage, 1ª Taça Nacional de Equipas de Equitação de Trabalho.
O tido como ‘melhor amigo do homem’ também terá o seu espaço neste evento. Para além das provas de agilidade e obediência que decorrerão no Ring de Cães e das demonstrações de “Grommer”, na Vila do Cão, um espaço da Revista Cães & Companhia, os visitantes poderão interagir com dezenas de raças diferentes.
Terão ainda a oportunidade de participar nos workshops sobre “Aproximação a cães desconhecidos”, “Como comunicam os cães” e ” Terapia assistida por animais em várias áreas”.
A elegância e postura dos felinos não serão esquecidas no Concurso Internacional de Felinicultura que contará com a participação de centenas de gatos, de várias raças, alguns propositadamente vindos de vários países da Europa para participar nesta competição.
Com destaque idêntico estarão as aves canoras e exóticas, os peixes, os porquinhos-da-Índia e os hamsters que contarão com espaços próprios de Exposição para exibirem a sua diversidade e peculiaridades que, no caso dos dois últimos, serão avaliados em concursos da espécime. Embora não sujeitas a notas, as aves prestarão provas em várias demonstrações a realizar durante o certame.
Outras espécies presentes que suscitam muito interesse por parte dos visitantes nas últimas edições e que nesta não deverá ser diferente, são os répteis e insectos.
A Quinta Pedagógica e a zona de Adopção Animal são outros espaços a não perder neste evento.
Durante o salão a Faculdade de Medicina Veterinária terá um espaço próprio onde mostrarão as valências da profissão e convidarão os interessados a vestir a bata de veterinário aplicando alguns métodos de diagnóstico, tratamento e prevenção.
Integrado também na PET Festival decorrerá no dia 2 de Fevereiro, no Parque das Nações, junto à FIL, pelas 10 horas, a Caminhada Walk Animal sob o mote “Ponha um ponto final no sofrimento animal”. Do valor obtido nas inscrições nesta iniciativa, uma parte reverterá para o Grupo Lobo – Associação para a Conservação do Lobo e do seu Ecossistema, como forma de ajudar a preservar este espécime ameaçada.
Para além de terem a possibilidade de conhecer as particularidades de cada género e raça e os cuidados a ter quando escolhidos para animais de estimação, os visitantes salão também convidados a fazerem-se acompanhar na visita ao salão pelas suas mascotes.
Os bilhetes para o PET Festival podem desde já ser adquiridos através da Ticketline por 5€ por pessoa. As crianças até aos 10 anos não pagam entrada.
Em 2013 o PET Festival levou a exposição mais de 2.000 animais de companhia, entre cães, gatos, roedores, cavalos, répteis, aves, peixes, e outros espécimes. Mais de 22 mil pessoas, na sua maioria em família e acompanhados pelos seus animais de estimação, visitaram o salão.