Home » Saúde » Petição pública para recuperação de doentes não Covid
Petição pública para recuperação de doentes não Covid

Petição pública para recuperação de doentes não Covid

O Movimento Saúde em Dia vai lançar uma petição pública e uma campanha de sensibilização aos cidadãos, apelando a que o poder político promova a recuperação rápida e eficiente de todos os doentes que ficaram por diagnosticar, tratar ou cuidar durante a pandemia.

Constituído pela Ordem dos Médicos, pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares e pela Roche, este Movimento promove, no próximo dia 7 de julho, uma sessão pública de apresentação de resultados de estudos feitos pela GfK a doentes, médicos e profissionais de saúde sobre a prestação de cuidados durante a pandemia, com o objetivo de preparar a retoma dos serviços de saúde.

Será também apresentada uma análise dos dados assistenciais no Serviço Nacional de Saúde (SNS) no primeiro ano de pandemia, comparando com o ano anterior.

Desta análise, realizada pela MOAI Consulting, fica evidente a redução de consultas e contactos presenciais nos centros de saúde e nos hospitais. Dos dados que serão apresentados no dia 7 de julho, destaca-se:

Menos 13,5 milhões de contactos médicos e de enfermagem presenciais nos cuidados de saúde primários (comparando março 2020/fevereiro 2021 com março 2019/fevereiro 2020);

Menos 4,5 milhões de contactos de saúde hospitalares (consultas, cirurgias, urgências e internamentos analisados no mesmo período).

A sessão de dia 7 de julho decorre no auditório da Ordem dos Médicos e pode ser seguida em direto nos canais de Facebook da Ordem dos Médicos e da APAH, bem como em www.roche.pt .

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.