Home » Sociedade » Escolas e universidade » Piaget distinguido com prémio europeu sobre o cancro
Piaget distinguido com prémio europeu sobre o cancro

Piaget distinguido com prémio europeu sobre o cancro

O Instituto Piaget foi distinguido com o terceiro prémio dos EU Health Award – 2021, peloo projeto “Dar Palco à Saúde”, na categoria de instituições de ensino. Os vencedores deste prestigiado prémio europeu de saúde na área de prevenção do cancro e saúde mental foram revelados em Bruxelas, durante a reunião anual da Plataforma de Política de Saúde da União Europeia.

O projeto “Dar Palco à Saúde” é promovido pelo Instituto Piaget, através da RECI (Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária), em colaboração com o i3S/Ipatimup e as escolas do concelho de Almada.

O projeto utiliza a técnica do Teatro-Fórum como metodologia de transformação social para melhorar a literacia dos jovens sobre o cancro e o seu pensamento crítico. Isto já depois de, numa fase anterior, se ter procedido a uma extensa caracterização das perceções, conhecimentos e comportamentos de centenas de jovens relacionados com a prevenção do cancro.

O Prémio de Saúde da União Europeia premiou várias iniciativas de destaque levadas a cabo por organizações não governamentais e instituições de ensino que procuram promover a comunicação e a literacia em saúde sobre a prevenção do cancro entre crianças e jovens (dos 6 aos 24 anos), bem como iniciativas comunitárias destinadas a aliviar o impacto da Covid-19 na saúde mental.

O objetivo do prémio, instituído pela Comissão Europeia, é sensibilizar para o papel vital que aquele tipo de entidades desempenha no reforço da democracia participativa e da cidadania ativa na saúde pública.

No total, foram apresentadas 110 candidaturas de 15 países da União Europeia, tendo a Comissão Europeia eleito os vencedores, onde se inclui o Instituto Piaget, com base nas iniciativas pré-selecionadas e avaliadas por um júri composto por elementos da Comissão e peritos externos.

O prémio atribuído ao Instituto Piaget, no valor de 12 mil euros, será integralmente aplicado na operacionalização do projeto “Dar Palco à Saúde”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.