Home » Cultura » Artes Plásticas » Pinturas com Enigma de Luís Athouguia no Castelo de Portalegre!

Pinturas com Enigma de Luís Athouguia no Castelo de Portalegre!

A Exposição “hipóteses de prodígio PINTURAS COM ENIGMA de Luis Athouguia, é inaugurada no próximo dia 25 de Julho pelas 18:00, na Galeria de Exposições Temporárias do Castelo de Portalegre.

Sobre Luis Athouguia

As obras de Luís Athouguia, serpenteando de forma imprecisa através dos trilhos que cruzam e recruzam o Mundo não podem ser descodificadas. Mantêm-se presas àqueles laivos mais pressentidos do que sentidos que formam o cenário dos sonhos. Ali, numa matéria de tal maneira ancestral que deixa transparecer os aromas sublimes dos tempos em que nasceram os nossos primeiros avós, perdemo-nos sempre, deleitando-nos com o prazer sem igual de percebermos que só dessa maneira podemos reencontrar o rumo certo.

Não existem meias-palavras na obra de Luís Athouguia. Nem palavras sequer. As linhas e as cores, transfiguradas em painéis que não esbatem o universo maravilhoso em que estamos mas que aguçam os pensamentos perdidos no meio dos nossos sonhos, são pontes efectivas que nos transportam até à verdadeira eternidade. Não aquela eternidade ilusória em que o fim não existe e em que os tempos se vão esticando até mais não… ele vai ao princípio, à matéria primordial, e é ali, naquele cadinho da alma, que encontra a verdade suprema e a totalidade do que não pode ser concebido…

João Aníbal Henriques
Escritor / Historiador

Luís Athouguia (Cascais 1953) é diplomado pelo IADE, Instituto Superior de Design, em Lisboa. Desde 1983 vem apresentando os seus trabalhos em centenas de relevantes Exposições e Bienais de Arte em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália.
Está representado em museus, instituições e importantes colecções nacionais e estrangeiras e foi distinguido, com o Prémio Vespeira, na Bienal do Montijo 1997 e Prémio do Salão da Sociedade Nacional de Belas Artes 2011.

Partilhe:
A Exposição "hipóteses de prodígio PINTURAS COM ENIGMA de Luis Athouguia, é inaugurada no próximo dia 25 de Julho pelas 18:00, na Galeria de Exposições Temporárias do Castelo de Portalegre. Sobre Luis Athouguia As obras de Luís Athouguia, serpenteando de forma imprecisa através dos trilhos que cruzam e recruzam o Mundo não podem ser descodificadas. Mantêm-se presas àqueles laivos mais pressentidos do que sentidos que formam o cenário dos sonhos. Ali, numa matéria de tal maneira ancestral que deixa transparecer os aromas sublimes dos tempos em que nasceram os nossos primeiros avós, perdemo-nos sempre, deleitando-nos com o prazer sem igual…

Review Overview

User Rating: 4.9 ( 1 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.