Home » Sítios & Viagens » Viagens » Piodão “Aldeia Histórica de Portugal”

Piodão “Aldeia Histórica de Portugal”

piodão_caminhos

Classificada como “Aldeia Histórica de Portugal“, o Piodão, é um dos locais mais bonitos deste país. Situada no Concelho de Arganil, na encosta da Serra do Açor, o Piodão que até há alguns anos era previlégio somente de alguns, ganhou fama e novos visitantes, com a reconstrução, sendo hoje reconhecido, como ponto de interesse turístico natural.

O Piódão é uma aldeia serrana, de cariz rural, com acessos difíceis, que se carateriza pelas casas típicas em xisto e lousa, de janelas em madeira, pintadas de azul, dispostas pela encosta da serra, num anfiteatro desenhado nos sucalcos, em tudo semelhante a uma “aldeia presépio”, quando a noite se põe e as luzes se acendem.

Castanheiros, oliveiras, pinheiros, urzes e giestas, são dominantes na flora local, já os coelhos, lebres, javalis, raposas, doninhas e fuinhas, águias, açores, corvos, gaios, perdizes e até pequenos roedores, fazem parte da fauna que se integra, num ambiente natural, quase em estado puro.

Chegados ao Piodão, encanta-nos a Igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, datada do século XVII, está situada na praça principal, que se destaca do restante casario, por ser toda pintada de branco, em contrasta com o negro das casas de xisto. Existe ainda a Igreja de São Pedro, situada no alto da povoação.
O Museu do Piódão, também localizado na praça principal, é uma extensão do Museu Etnográfico de Arganil que recorda a vida da aldeia, com peças doadas pelos habitantes e que funciona como mostra da memória colectiva do Piódão.

No Piodão encontra-se ainda a estalagem do INATEL, restaurantes com cozinha típica, cafés e bares para uma bebida ou momentos de conversa com os naturais e diversas casa de aluguer, onde o visitante pode ficar hospedado, para percorrer a freguesia, sem ruido nem aromas desagradáveis.

C.M.

piodão

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.