O Plano de Marketing Estratégico do Turismo do Algarve 2028 (PMETA 2028) apresentado na quinta feira, numa sessão aberta a convidados e imprensa, foi considerado “um marco importante, com uma visão ambiciosa para o futuro do turismo na região”.
O PMETA 2028 pretende consolidar o Algarve enquanto um destino turístico competitivo, sustentável e reconhecido nacional e internacionalmente pela qualidade e diversidade da sua oferta. Este plano orientador, que vigora até 2028, aposta numa estratégia assente em inovação, qualidade e sustentabilidade, e reflete as expectativas de empresas, parceiros e comunidades locais, alinhando-se com os objetivos das agendas regional, nacional e internacional.
Para André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, “o PMETA 2028 é um documento que integra as principais orientações para nossa região, focadas em consolidar o sucesso do turismo nos próximos cinco anos. Queremos que, com este plano, se olhe para o Algarve não só como um destino de sol e mar ou de golfe, mas também pela sua capacidade de oferecer outras experiências autênticas, relacionadas com a natureza, com a história e cultura, com a gastronomia e vinhos, entre outros segmentos turísticos.” André Gomes conclui: “acreditamos que, com o PMETA 2028, estamos a traçar um caminho sólido para o futuro, que irá não só beneficiar os nossos visitantes, proporcionando-lhes experiências memoráveis durante todo o ano, mas também contribuir para o bem-estar dos nossos residentes e para o fortalecimento da economia regional e nacional.”
Linhas orientadoras do PMETA 2028
O desenvolvimento do PMETA 2028 foi fundamentado em vários referenciais estratégicos, como a Agenda 2030 das Nações Unidas e a Estratégia Turismo 2027. A nível regional, o plano encontra-se alinhado com o Algarve 2030 – Estratégia de Desenvolvimento Regional, o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Algarve e o Plano Regional de Eficiência Hídrica para o Algarve.
Metas estratégicas
Para orientar o crescimento sustentável do turismo, o PMETA 2028 define metas estratégicas específicas, com foco em indicadores como:
Dormidas em época baixa, ampliando o turismo fora dos períodos de alta temporada;
Proveitos do alojamento turístico, promovendo uma oferta de qualidade;
Taxa de sazonalidade, incentivando uma ocupação anual mais equilibrada;
Movimento de passageiros no aeroporto;
Satisfação dos residentes e dos turistas, assegurando experiências positivas e memoráveis para todos.
Mercados e produtos prioritários
O plano hierarquiza ainda os mercados emissores prioritários para o Algarve, alinhando-os com a estratégia nacional do Turismo de Portugal. Entre os mercados maduros destacam-se a Alemanha, Espanha, Irlanda, Países Baixos, Portugal e Reino Unido. Como novos mercados emissores, o PMETA 2028 identifica os Estados Unidos e o Canadá.
Na organização dos produtos turísticos, o plano foca-se em três produtos consolidados – sol e mar, golfe e turismo residencial – e outros dez produtos e segmentos de aposta e seis de desenvolvimento que diversificam e enriquecem a oferta da região.
Turismo do Algarve