Home » Atualidade » Internacional » POLÍTICA E HONESTIDADE… NÃO RIMAM

POLÍTICA E HONESTIDADE… NÃO RIMAM

Lucieny Martins

Lucieny Martins

Estamos vivendo num mundo onde a cada dia explode um novo escândalo. O caráter, a honestidade e os valores morais estão cada vez mais deixados de lado. Onde aparentemente o dinheiro compra tudo, ou quase tudo. O que não se faz por dinheiro, por status ou para aparecer na mídia?

Na política nem se fala, só se ouve falar em corrupção.

O povo vai as ruas cobrar seus direitos, as promessas de investimentos em áreas prioritárias e atitude digna, transparente e honesta por parte dos representantes, mas tenho minhas dúvidas quanto ao rumo que os efeitos destas manifestações possam tomar. Políticos são ardilosos, mudam os nomes das propostas, mas as práticas continuam as mesmas, camufladas. E a população, mal informada, não percebe que pode ficar pior do que estava antes.

Não gosto da frase “o povo merece os políticos que tem”, mas infelizmente concordo em uma pequena parte, pois é o próprio povo que os colocam lá.

Me pergunto se quando se é acomodado não é porque se é conivente? É conveniente deixar rolar, porque assim continua o tal “jeitinho” brasileiro. Será que saímos mesmo do comodismo? Cobrar honestidade dos outros e não agir corretamente no dia-a-dia é no mínimo contraditório. Mas a insatisfação acaba gerando isso, pois um governo que desvia verbas que seriam para melhorar a vida dos seus cidadãos, e são embolsadas por uma minoria para facilitar as próprias vidas, acaba gerando a sonegação de impostos e aumentando as maracutaias feitas em nome da sobrevivência. Mas é claro que um erro não justifica outro!

A mudança que queremos tem de começar em nós mesmos. Deixar de praticar pequenos delitos que aparentemente são inofensivos e ninguém vai perceber, não vai fazer mal a ninguém.

O grande filósofo Sócrates, que era sábio justamente por não se achar sábio, por achar que nada sabia, se por aqui estivesse nos dias de hoje, creio que executaria mais rápido a sua sentença de morte. Segundo Platão, “dentre todos os homens que conheceu, foi o melhor e também o mais sábio e o mais justo”.

Na prisão, aguardando o dia de sua morte, um amigo propõe uma fuga e ele se recusa, prefere morrer a viver de modo tão vergonhoso, indo contra suas convicções. Para ele, o importante não era simplesmente viver, mas viver bem. O que consistia em viver segundo a virtude e a justiça.

Na concepção de Sócrates, políticos eram todos aqueles que dedicavam suas vidas, a cuidarem do todo da Pólis (cidade). Não somente os governantes.

Então mesmo que não estejamos no poder, façamos a nossa parte politicamente. Cuidemos do que nos é possível.

E aos nossos governantes, desejo o que Sócrates deixou em testamento aos filhos, que quando ficassem grandes, fossem atormentados pelos seus questionamentos aos cidadãos, a fim de que eles preferissem mais a virtude do que o dinheiro, na condução de suas vidas.

Por: Lucieny Gonçalves Martins no Brasil
“escreve em português do Brasil”

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.