Home » Municipios » Pomar de Maçã Riscadinha no Espaço Fortuna
Pomar de Maçã Riscadinha no Espaço Fortuna

Pomar de Maçã Riscadinha no Espaço Fortuna

O Espaço Fortuna na Quinta do Anjo, conta com um novo pomar com 70 macieiras de Maçã Riscadinha. O objetivo é que esta seja mais uma oferta pedagógica e turística deste local (no futuro, estão previstas visitas e degustações do fruto), contribuindo, ao mesmo tempo, para preservar a identidade da espécie e para a biodiversidade do Parque Natural da Arrábida.

O pomar é um projeto-piloto da Câmara Municipal de Palmela, apoiado pela ADREPES – Associação para o Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, em parceria com a ADREPAL – Fortuna, Artes e Ofícios.

A Maçã Riscadinha foi uma companheira fiel da vinha nas terras palmelenses. Era habitual manter macieiras por entre as linhas de videiras. Estas maçãs, que davam frescura ao calor do verão, com o seu aroma e as suas cores vibrantes, garantiam ao agricultor o rendimento necessário para pagar a vindima. As suas características únicas, o equilíbrio entre acidez e doçura, o sabor e aroma são fatores que a distinguem.

Com a introdução da mecanização na produção da uva, a macieira foi sacrificada e deu lugar à monocultura da vinha. Alguns agricultores reconheceram o papel desta fiel amiga e plantaram alguns pomares de macieiras, mas a maior parte apenas conservou algumas (poucas) árvores nas imediações das casas para autoconsumo e pouco mais.

O Município de Palmela entende que a Maçã Riscadinha necessita de medidas especiais de apoio, desde logo, à sua proteção enquanto espécie que importa preservar, e que é necessário apostar na plantação desta árvore, tão ligada à identidade do território, também como elemento da paisagem em espaço público.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.