A Academia Ponto Verde, projeto educativo da Sociedade Ponto Verde, lançou um novo desafio a todos os alunos do ensino secundário e profissional. Pretende-se com esta iniciativa, sensibilizar e promover uma eficaz educação para a Sustentabilidade junto da comunidade escolar e familiar, assim como incentivar uma cidadania ativa e bem informada estão entre os objetivos do “Repórter do Ambiente”, cujas inscrições começaram esta quinta feira.
Para participar neste desafio, os alunos devem aprofundar previamente o conhecimento sobre a temática da Sustentabilidade, descobrir a variedade de intervenientes existentes no setor da reciclagem de embalagens e até conhecer os projetos ambientais já implementados na sua escola ou no município onde vivem.
Escolhido o tema, que pode ir desde “A inovação na reciclagem”, “Estão os cidadãos alertas para a aquisição de produtos feitos com materiais reciclados?”, “A minha Escola Recicla” ou “A reciclagem na minha comunidade”, entre muitos outros, é recolhida a informação e, depois, transmitida para o papel.
Para apoiar os alunos na realização das reportagens, a Sociedade Ponto Verde disponibiliza um vídeo sobre as especificidades da escrita e regras dos formatos jornalísticos no site da Academia Ponto Verde.
As participações podem ser individuais ou em equipa de até três membros, e os trabalhos devem ser submetidos numa das duas categorias, “reportagem escrita” ou “reportagem em vídeo”, até ao dia 15 de maio para academia@pontoverde.pt.
Quanto a prémios, os primeiros lugares terão a oportunidade de ver os seus trabalhos publicados no site da revista Visão e de visitar a Redação. Já a todos os vencedores (três por categoria) será oferecido um cartão de oferta FNAC, um kit escolar em material reciclado e ecobags.
A Academia Ponto Verde, o projeto educativo da Sociedade Ponto Verde para a comunidade escolar, regressa com este novo desafio para continuar a promover o hábito de reciclagem de embalagens e as boas práticas ambientais.
Mais informações em https://www.academiapontoverde.pt/.
Sobre a Sociedade Ponto Verde
A Sociedade Ponto Verde (SPV) tem como missão contribuir para a promoção da Economia Circular através do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) assente num forte compromisso com a Inovação e I&D, a Literacia Ambiental e a Cidadania Ativa. Instituição privada sem fins lucrativos, tem a responsabilidade pelo encaminhamento para reciclagem e valorização dos resíduos de embalagens que resultam do grande consumo, apoiando a conceção de embalagens cada vez mais circulares e propondo novas formas de melhorar os seus processos de recolha, separação e tratamento. A SPV é líder de mercado e serve atualmente 8200 clientes entre micro, pequenas, médias e grandes empresas.