Site icon Ipressjournal

Porque é que a cidade do Porto é o melhor destino europeu?

Vista noturna do Porto beira Rio | img: Turismo

O Porto foi considerado o melhor destino europeu em 2014, pelo “European Best Destinations”, uma organização de viagens com sede em Bruxelas, que promove a cultura e o turismo na Europa.

Para os cidadãos europeus votantes do EBD, a “cidade invicta” tem o charme das cidades que coabitam bem com o seu rio, é excepcional pela história, pela arquitetura, cultura, gastronomia, comércio, encontros e pelas descobertas que são surpreendentes, numa cidade aberta ao mundo.

(…) No Porto o visitante pode passear pelos caminhos da Ribeira, fazer um cruzeiro no rio que é majestoso, sobrevoar a cidade de helicóptero ou descobrir a arquitectura, as paisagens deslumbrantes e as pontes que são magníficas.

Mas o Porto também é uma cidade do mar onde se chega num curtíssimo espaço de tempo, no eléctrico, que leva o visitante até às praias da Foz, para molhar os pés no Atlântico.

No Palácio da Bolsa, viaja-se pela história com aventureiros portugueses, seguem-se as rotas comerciais de antanho, que surpreendem pelos tesouros que os navegadores trouxeram no regresso.

o “European Best Destinations”, dá realce aos edifícios notáveis na cidade​​, como é exemplo a Sé Catedral, cujos terraços são excelentes miradouros com vista sobre a agitação dos mercados, mercearias, bares, restaurantes e espaços verdes, existentes nos belos parques da cidade.

No Porto também se mergulha na cultura e no estilo art-deco, na visita entre outros à Fundação e Museu de Serralves, onde se aprecia a coleção de arte contemporânea nacional e internacional que ali está patente e se fica a conhecer o seu programa cultural de shows e workshops.

O Porto também abre o apetite, desafia para lugares onde a cozinha portuguesa está no seu melhor, desde o restaurante com estrelas até ao boteco da esquina, de que toda a gente fala pela especialidade, de carne, peixe ou marisco, à beira rio, beira mar, ou numa das ruas da cidade.

Os lugares de moda são inúmeros, com ambiencias únicas nos bares de grife e nas lojas de jovens designers. Mas numa visita à cidade do Porto, é impossível ignorar o ficónico vinho do porto produzido na região, nas mais gloriosas e intensas versões, ruby, vintage, branco ou rosé.

O Porto sabe como conquistar o coração do visitante, fazê-lo sentir-se bem-vindo e propiciar-lhe uma impressão duradoura, de tal forma que no final, o difícil vai ser partir.(…)

Partilhe:
Exit mobile version