Home » Cultura » Livros » Portas abertas na Casa Fernando Pessoa para os livros!
Casa Fernando Pessoa em Janeiro e Fevereiro
Casa Fernando Pessoa em Janeiro e Fevereiro

Portas abertas na Casa Fernando Pessoa para os livros!

As portas da Casa Fernando Pessoa” abrem-se no início deste ano de 2016 para o “espaço da literatura, para os mundos dos livros, para o lugar da poesia. Para lá dos livros apresentados e discutidos, pontuam ainda o calendário as visitas regulares e temáticas, uma oficina para pais e crianças e as parcerias.

Os livros apresentados e discutidos, são desde logo, no dia 21 de Janeiro, quinta, às 18h30, a nova edição do Livro do Desassossego, aqui em modo plural e na perspectiva da Professora Teresa Rita Lopes.

Diz-nos a autora de Livro(s) do Desassossego que “No plural? – será a primeira surpresa. É verdade: o Livro é três livros: assinados por três autores, perfeitamente diferenciados: o Primeiro por Fernando Pessoa que, a certa altura, nomeou Vicente Guedes seu representante, o Segundo pelo Barão de Teive e o Terceiro por Bernardo Soares.” A acompanhar a autora nesta conversa estará António Carlos Cortez.

Mais tarde, em Fevereiro, dia 11, quinta às 18h00, um outro livro será ponto de partida para um debate alargado: Mariana Gray de Castro apresenta Fernando Pessoa’s Shakespeare: The invention of the Heteronyms e conversa com Richard Zenith, Miguel Tamen e António Feijó sobre a grande paixão literária de Pessoa, William Shakespeare.

Os meses de Janeiro e Fevereiro são também pontuados por diferentes parcerias. Regressa o ciclo Sem casas não haveria ruas que, a cada mês, nos une à Fundação José Saramago e à editora BOCA.

Em Fevereiro, dia 6, sábado, às 17h00, o Sem casas não haveria ruas celebra a poesia de Nuno Moura. Iniciamos, fora de casa, com o Teatro Nacional D. Maria II, o Clube dos Poetas Vivos que, para arrancar, dia 2 de Fevereiro, terça, às 19h00 escolhe Hélia Correia. A coordenação deste ciclo cabe à actriz Teresa Coutinho. E passamos a receber os encontros da associação Acesso Cultura que, em Fevereiro, debate o papel da cultura na crise dos refugiados.

As propostas do Serviço Educativo para estes dois meses dividem-se entre as visitas temáticas Amor+Pessoa e Almada em Pessoa, e a oficina para pais e crianças “Descalçar botas d’elástico” e fazer uma revista modernista. As visitas regulares, em português e em inglês, têm, desde dia 1 de Janeiro, novos horários, indo assim ao encontro das necessidades de quem nos visita.

A Casa Fernando Pessoa é a casa habitada pelo autor nos últimos 15 anos de vida e onde é possível visitar o seu quarto, a sala multimédia e consultar a biblioteca temática, especializada em Fernando Pessoa e poesia.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.