Home » Economia » Empresas » Portucel Moçambique melhora impactos nas áreas do projecto

Portucel Moçambique melhora impactos nas áreas do projecto

A Portucel Moçambique, uma subsidiária do grupo Portucel Soporcel e a Corporação Financeira Internacional (IFC), membro do grupo Banco Mundial, assinaram um acordo para dar início a uma nova fase do programa em relação ao qual o IFC está a aconselhar a Portucel Moçambique, no reforço da sustentabilidade das suas operações florestais em Moçambique.

A Portucel Moçambique, está a investir no desenvolvimento de plantações florestais, que irão criar milhares de postos de emprego locais.

Em Dezembro passado, a IFC acordou a compra de 20% das operações de plantação integrada da Portucel em Moçambique. A IFC pretende tornar-se num parceiro financeiro e conselheiro de longo-prazo, apoiando a sustentabilidade do investimento do grupo Portucel Soporcel em Moçambique.

Ao longo da primeira fase do programa de aconselhamento da IFC, a Portucel Moçambique e a IFC criaram um programa de desenvolvimento social e uma estratégia de envolvimento dos stakeholders, ambos abrangentes e com a duração de vários anos.

Esta nova fase de aconselhamento visa a implementação de actividades em questões prioritárias para as comunidades residentes nas áreas do projecto, como o apoio à agricultura e serviços de saúde. A IFC irá também desenvolver mecanismos de monitorização e avaliação para o projecto.

Diogo da Silveira, CEO do grupo Portucel Soporcel, afirma que “a Portucel Moçambique está comprometida em assegurar que o seu significativo investimento no desenvolvimento das operações integradas de plantação florestal e produção industrial de pasta de papel e de energia em Moçambique é feito de uma forma que integra as comunidades locais e cria oportunidades para a melhoria das suas condições de vida. O aconselhamento da IFC permite assegurar que mantemos sistematicamente estes esforços e permite melhorar os impactos do projecto.”

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.