Home » Atualidade » Nacional » Portugal acolhe refugidos do programa ACNUR
Portugal acolhe refugidos do programa ACNUR

Portugal acolhe refugidos do programa ACNUR

Portugal acolheu na quinta feira 28 refugiados oriundos da Turquia e esta sexta-feira 2 migrantes resgatados no Mediterrâneo. Os 30 cidadãos, 23 dos quais sírios, 5 de nacionalidade iraquiana e 2 cidadãos da Eritreia, vão ser acolhidos nos concelhos de Esposende, São João da Madeira e Lisboa.

No âmbito do Programa de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), o nosso país recebeu já 724 pessoas vindas do Egito e da Turquia e com diferentes nacionalidades (da Síria, Iraque, Etiópia, Sudão, Sudão do Sul, Eritreia e Somália).

Segundo o Ministério da Administração Interna (MAI), estes cidadãos beneficiam, todos, do Estatuto de Refugiado concedido por despacho do Ministro da Administração Interna, sendo titulares de uma Declaração comprovativa do Estatuto de Proteção Internacional enquanto aguardam a emissão do Título de Residência para Refugiado, nos termos da Lei de Asilo.

Atualmente encontram-se ao abrigo do compromisso português com a Comissão Europeia para a recolocação de menores não acompanhados, 78 menores no país. De acordo com os dados de Bruxelas, deste mês de março, Portugal é o 4.º Estado-membro que mais menores não acompanhados acolheu, a seguir à Alemanha, França e Finlândia.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.