Home » Atualidade » Nacional » Portugal acolheu mais 18 refugiados do programa ACNUR
Imagem de pakkalajuha por Pixabay

Portugal acolheu mais 18 refugiados do programa ACNUR

Os 18 refugiados sírios vindos da Turquia, que chegaram a Portugal na passada quarta feira, elevam para 742, o total de cidadãos acolhidos por Portugal ao abrigo do Programa Nacional de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Segundo o MAI, o nosso país já acolheu, no âmbito do Programa de Reinstalação do ACNUR, 281 do Egito e 461 da Turquia, de diferentes nacionalidades: Síria, Iraque, Etiópia, Sudão, Sudão do Sul, Eritreia e Somália.

Paralelamente, Portugal tem dado resposta positiva a todas as situações de emergência que decorrem de resgates humanitários, tendo acolhido já 234 pessoas acolhidas através de operações conjuntas no Mediterrâneo, ao longo dos últimos anos.

No âmbito do compromisso português com a Comissão Europeia para a recolocação de até 500 menores não acompanhados, encontram-se já em Portugal 100 crianças e jovens.

Portugal foi o 6.º país europeu que mais refugiados acolheu ao abrigo do Programa de Recolocação da UE, recebendo 1.550 refugiados vindos da Grécia (1.190) e Itália (360) entre dezembro de 2015 e abril de 2018 – os quais foram acolhidos por 97 municípios.

Ao abrigo do Acordo Administrativo assinado entre Portugal e Grécia, que prevê a transferência de 100 beneficiários/requerentes de proteção internacional, também já chegou uma família de 3 elementos, aguardando-se a chegada de mais pessoas.

Portugal recebeu igualmente 142 requerentes de asilo ao abrigo do acordo entre a UE e a Turquia, entre junho de 2016 e dezembro de 2017.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.