Home » Atualidade » Nacional » Portugal é 3º no ranking dos Paises mais pacíficos
Portugal é 3º no ranking dos Paises mais pacíficos
Portugal é 3º no ranking dos Paises mais pacíficos

Portugal é 3º no ranking dos Paises mais pacíficos

A Islândia lidera a lista dos paises mais pacíficos do mundo, seguindo-se a Nova Zelândia e Portugal, que substituíram a Dinamarca e a Áustria, no ranking do Global Peace Index (GPI) divulgado na passada quinta feira.

A Síria é o país menos pacífico pelo quinto ano consecutivo, o Afeganistão, o Iraque, o Sudão do Sul e o Iémen posicionam-se nos últimos cinco lugares do indez da Paz. Apesar de todas as melhorias, o número de países atingidos por um número recorde de mortes por terrorismo, disparou para um pico histórico que inclui a Dinamarca, Suécia, a França, Reino Unido e Turquia.

Segundo os dados divulgados pelo Global Peace Index (GPI), o mundo está mais pacífico em 2017, apesar dos atos terroristas que tem vindo a aumentar, do crescimento da criminalidade nos Estados Unidos e das guerras no médio oriente.

Desde 2016, noventa e três países registaram altos níveis de paz enquanto 68 pioraram, ainda assim resultando numa melhoria da paz mundial. A melhoria foi impulsionada sobretudo por níveis mais baixos de terror patrocinado pelo estado, execuções extrajudiciais e tortura e a retirada prévia de forças militares do Afeganistão.

A 11ª edição do index, publicado pela organização internacional Institute for Economics and Peace (IEP), captura o impacto da polarização politica nos Estados Unidos proveniente das Eleições Presidenciais divisoras de 2016. Apesar das melhorias no Canadá, a intensidade de crescimento de conflito interno, o aumento do terrorismo e perceções mais elevadas de criminalidade levou os Estados Unidos a cair 22 lugares para 114º, o que fez com que a América do Norte registasse a maior queda de qualquer região.

Steve Killelea, Fundador e Presidente Executivo da IEP comentou: “Enquanto a verdadeira extensão da polaridade politica nos Estados Unidos demorará anos a ser completamente realizada, a sua influência nociva é já evidente. As condições subjacentes ao aumento da desigualdade, aumentando as perceções de corrupção, e a queda da liberdade de imprensa são fatores que contribuíram para este declínio nos Estados Unidos, resultando na diminuição global da paz na região da América do Norte.”

O relatório também analisa a subida de populismo através das lentes da Paz Positiva, uma medida de atitudes, estruturas e instituições que mantém a paz. O rápido aumento de apoio aos partidos populistas na última década aproxima-se mais ou menos com declínio na Paz Positiva, com alguns dos maiores decréscimos registados em Itália, França e Espanha.

Sobre a Global Peace Indez (GPI)

Esta é a 11ª edição do GPI: o líder em medição de paz a nível mundial produzido pelo Institute for Economics and Peace (IEP). Avalia conflitos que estão a decorrer a nível interno e internacional, segurança em sociedade, e o nível de militarização em 163 países e territórios tendo em conta 23 indicadores.

Sobre o Institute for Economics and Peace

IEP é uma organização internacional e independente dedicada a mudar a atenção mundial para a paz como uma medida positiva, possível e tangível para o bem-estar humano e progresso. Tem sede em Sydney, Nova Iorque, Haia e Cidade do México.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.