Atualmente, quando se pensa em fazer férias no estrangeiro, os critérios mais importantes na planificação de uma viagem, são a segurança e a sensação de proteção no destino, o risco de desastres naturais, a violência na sociedade, o envolvimento ou proximidade de conflitos armados e as infraestruturas de saúde.
O estudo da HelloSafe, especialista em seguros e produtos financeiros, conclui que a Islândia, Singapura e a Dinamarca são os 3 países mais seguros do mundo para viajar em 2024.
De acordo com os dados compilados pela HelloSafe, a Islândia é atualmente o país mais seguro do mundo, com uma pontuação de 18,23 pontos em 100, à frente de Singapura (19,99 pontos) e da Dinamarca (20,05 pontos). O Butão (22,98 pontos) e o Qatar (23,33 pontos) também figuram entre os 15 primeiros, o que os torna destinos muito seguros para os viajantes.
Enquanto isso, 12 dos 15 países mais seguros do mundo estão na Europa. Portugal é o 12º país mais seguro na Europa e o 15º no mundo, para viajar em 2024.
De modo geral, a Europa é o continente mais seguro para viajantes em todo o mundo. Os países europeus ocupam 30 dos 50 lugares mais seguros do mundo, incluindo a Suíça (5º no mundo e 4º na Europa, com um índice de 20,51), os Países Baixos (20º e 17º, índice de 26,22) e a Bélgica (31º e 24º, índice de 28,31).
Destaca-se a baixa classificação da França, que ocupa apenas o 80º lugar no mundo e o 34º na Europa, com uma pontuação de 36 pontos. Essa posição é explicada, principalmente, pela ameaça terrorista, que ainda é muito presente no país. No fundo da classificação estão a Ucrânia e a Rússia, prejudicadas pelo conflito que se instalou entre os dois países desde 2022.
As Filipinas, a Colômbia e o México surgem como os 3 países menos seguros do mundo em 2024
Entre os 15 países menos seguros do mundo, há muitas zonas de conflito, tanto antigas quanto mais recentes, que são frequentemente combinadas com altos riscos naturais. As Filipinas encabeçam a lista com um índice de 82,32 em 100, seguidas da Colômbia (79,21 pontos) e do México (78,42 pontos), três países com um elevado nível de violência nas suas sociedades. O Iêmen e a Sibéria também enfrentam conflitos internos que comprometem a segurança. A Rússia está envolvida num conflito com a Ucrânia, que previsivelmente vai continuar.
Metodologia
O Índice HelloSafe foi projetado para avaliar a segurança geral dos países em todo o mundo por meio de uma análise aprofundada baseada em um conjunto de 35 critérios agrupados em cinco categorias principais, com dados extraídos de fontes de referência oficiais, em particular várias agências da ONU (PNUD, OMS, UNODC, UNHCR, UNSD, FAO), o Banco Mundial e várias organizações internacionais de pesquisa (IEP, EIU, IMDC, SIPRI, IISS, UCDP).
A HelloSafe é uma plataforma líder na comparação de produtos financeiros (seguros, crédito, investimentos) no Portugal. Além de sua linha editorial especializada em seguros e produtos financeiros, o HelloSafe oferece uma gama mais ampla de tópicos relacionados ao consumo global no Portugal e no mundo. Seu objetivo é decifrar certos assuntos complexos para os consumidores e fornecer a todos as informações mais recentes.