Home » Atualidade » Internacional » Portugal regista mais de 10.000 refugiados da Ucrânia
Portugal regista mais de 10.000 refugiados da Ucrânia
Cidade de Kiev na Ucrânia antes da Invasão da Rússia crd: Wikp

Portugal regista mais de 10.000 refugiados da Ucrânia

A Ucrânia enfrenta desde 24 de fevereiro, uma guerra desenhada na mente “demente” de Vladimir Putin, que está a flagelar de forma catastrófica aquela República da Europa de Leste, originando uma avalanche de refugiados nunca vista em tão curto espaço de tempo, 20 dias, contando-se já cerca de três milhões de deslocados, dos quais, 1,4 milhões são crianças.

A tragédia está ao mesmo tempo a dar lugar a uma onda de solidariedade impressionante, numa resposta solidária e imediata do mundo ocidental, com destaque para a sociedade civil que decidiu agir, para amenizar a dor e o sofrimento dos milhões de mulheres e crianças, que tem de encontrar abrigo longe do seu país natal.

Portugal tem estado a atuar nessa onda solidária, com um registo à data de hoje, de mais de 10.000 pedidos de proteção temporário, por pessoas originárias da Ucrânia, vítimas da situação de guerra, segundo a Agência Lusa, que reporta a informação do SEF, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

O SEF tem uma plataforma “online”, em três línguas diferentes, para pedidos de proteção temporária por residentes ucranianos.

A plataforma “sefforukraine.sef.pt” “possibilita a todos os cidadãos ucranianos e seus familiares (agregado familiar), bem como a qualquer cidadão estrangeiro a residir na Ucrânia, fazer ‘online’ um pedido de proteção temporária de um ano, prorrogável por dois períodos de seis meses”, segundo o SEF.

No decorrer do processo para proteção temporária em Portugal, os cidadãos que dela requeiram têm acesso aos números fiscal, de Segurança Social e do Serviço Nacional de Saúde, pelo que podem beneficiar assim destes serviços e ingressar no mercado de trabalho.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, um ataque que foi condenado pela generalidade da comunidade internacional.

Lusa / C.S.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.