Site icon Ipressjournal

Portugal sobe no Ranking das universidades mundiais!

A Universitas 21, uma rede internacional que agrega universidades orientadas para a investigação, fez a avaliação anual do ensino superior em 50 países, um ranking que é uma referência importante para os mais diversos fins.

Comparando com 2012, Portugal melhorou o seu desempenho, com o ensino superior português a subir um lugar, ascendendo à 27.ª posição no ranking de universidades mundiais, para o qual contam  o número e o impacto dos artigos produzidos, a percentagem de inscritos com idades entre os 18 e os 23 anos, o número de licenciados empregados e não empregados ou o número de instituições presentes no ranking de Shangai.

Na internacionalização e conectividade, que analisa a percentagem de estudantes internacionais inscritos ou de artigos em co-autoria internacional, Portugal subiu três lugares ficando em 21.º, enquanto na percentagem de mulheres alunas e docentes nas instituições, o país ascendeu ao 19º lugar, deixando o 21º em que se encontrava situado.

Na conjugação de fatores, Portugal obtem o 22.º lugar do ranking geral, suplantando países como Coreia do Sul (24.º) Itália (29.º) ou Brasil (41.º), seguindo de muito perto, a Espanha que se encontra na 20.ª posição geral. A tabela é liderada pelos Estados Unidos, Suécia, Suíça, Canadá e Dinamarca.

O Conselho Geral dos Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) salienta em comunicado, que esta classificação confirma a qualidade das instituições de ensino superior portuguesas e da rede instalada no panorama mundial.

Fonte: Universitas 21

Partilhe:
Exit mobile version