Home » Atualidade » Nacional » Portugal vai atingir a cobertura de rede antes de 2030
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Portugal vai atingir a cobertura de rede antes de 2030

A Comissão Europeia publicou na terça-feira, 2 de julho, o segundo relatório sobre o Estado da Década Digital, no qual confirma que Portugal, vai atingir as metas de cobertura de rede e conectividade estabelecidas na Estratégia Digital, muito antes dos prazos previstos, em 2030.

O documento da CE demonstra que o nosso país se apresenta claramente acima da média da União Europeia (UE), no que respeita às infraestruturas digitais.

No que se refere à cobertura de 5G, Portugal registou uma cobertura de 98,1% da população, superando a média da UE de 89,3%.

A rede de muito alta capacidade (VHCN) alcançou em Portugal uma cobertura de 94,2%, continuando a ser significativamente superior à média da UE de 78,8%.

A cobertura de Fibra até às instalações (FTTP), é de 92,3%, superando também largamente a média da UE de 64%.

Estes resultados, segundo a APRITEL, a Associação dos Operadores de Telecomunicações, resultam, do compromisso que os operadores de comunicações eletrónicas têm com Portugal, tal como sublinha a própria Comissão Europeia. Nos últimos nove anos, o setor investiu 10 mil milhões de euros no país e trouxe inovação, desenvolvimento e coesão. A esse respeito importa referir que, tal como indicam os dados mais recentes da ANACOM, todos os concelhos do país dispõem hoje de cobertura 5G e que recentemente cidades portuguesas como Lisboa e o Porto ganharam prémios internacionais em termos de velocidade e cobertura das redes de 5G.

“Estes resultados só são possíveis devido ao dinamismo dos operadores e o seu compromisso em fornecer os melhores serviços de comunicações. Estes dados permitem reforçar a posição de Portugal como um dos principais impulsionadores de inovação e desenvolvimento tecnológico”, afirma Pedro Mota Soares, secretário-geral da APRITEL.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.