Home » Atualidade » Nacional » Portugal vai ter de devolver milhões de euros a Bruxelas

Portugal vai ter de devolver milhões de euros a Bruxelas

Portugal vai ter de devolver a Bruxelas, 146 milhões de euros de fundos agrícolas, por irregularidades praticadas na sua atribuição entre 2009 e 2011.

Segundo o Jornal Público, a Direcção-Geral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia, detetou erros graves de subavaliação de áreas para atribuição de fundos, em que segundo uma auditoria do IFAP, terá havido um desvio de 3,6% nas áreas elegíveis.

O organismo europeu terá analisado dez explorações agrícolas e concluindo que as irregularidades praticadas são superiores, porque a dimensão das parcelas, na realidade, não correspondem ao aos valores dos fundos atribuidos, o que provocou prejuízos consideráveis.

O atual governo tem mantido a questão em sigilo, procurado em negociações com Bruxelas, resolver a questão a seu favor, mas a entidade responsável pela gestão dos fundos, recusa a argumentação de portugal, que aguarda agora por um decisão do Comité de Fundos Agrícolas e como não lhe seja favorável, deverá avançar para o Tribunal de Justiça Europeu.

Luis Mira da Confederação dos Agricultores de Portugal, em declarações ao jornal Público, diz que a situação não vai penalizar os agricultores mas sim todos os contribuintes, apontando responsabilidades ao ex ministro Jaime Silva, que era o titular da pasta ministerial à data dessas irregularidades.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.