Home » Atualidade » Europa » Portuguesas entre os ocupantes do centro Porsche
Portuguesas entre os ocupantes do centro Porsche em Wolfsburg
Ativistas Scientist Rebellion ocupam o Centro de exposições da Porsche em Wolfsburg, na Alemanha

Portuguesas entre os ocupantes do centro Porsche

Duas portuguesas integraram o grupo de 15 membros da Scientist Rebellion que ocuparam numa ação de protesto, o centro de exposições da Porsche em Wolfsburg, na Alemanha. Este grupo exige ao CEO da Volkswagen, que defenda a implementação de um limite de velocidade de 100 Km, na Alemanha.

Esta ocupação surge na sequência de um protesto climático realizado por 25 cientistas e que se iniciou na quarta-feira no Autostadt em Wolfsburg.

Portuguesas entre os ocupantes do centro Porsche em Wolfsburg

Nove elementos da Scientist Rebellion, colaram-se em frente de vários carros de luxo

Os académicos manifestaram-se contra a influência nociva da VW nas decisões políticas. Nove elementos do grupo, colaram-se em frente de vários carros de luxo dentro do centro de exposições e exibiram uma tarja branca com um sinal de limite de velocidade de 100 km/h. Exigem que o CEO da Volkswagen fale com eles e defenda, de imediato, um limite de velocidade de 100 km/h em toda a Alemanha.

“Como o maior fabricante de automóveis da Europa, a Volkswagen emite uma enorme quantidade de dióxido de carbono, o que está a provocar uma catástrofe climática em todo o mundo. As pessoas estão a morrer, mas a Volkswagen continua a exercer pressão para atrasar a ação climática. Isto tem de parar, agora. Como os relatórios científicos não parecem ser suficientes, colei-me ao Pavilhão Porsche para evidenciar a calamidade que é a situação atual”, diz a Dra. Marta Matos, bióloga computacional.

A VW mentiu-nos sobre os níveis reais de emissões dos seus motores diesel e continua a mentir quando afirma que serão neutros em carbono até 2050. A VW depende de programas de compensação de carbono cuja eficácia é extremamente questionável. A VW deve abandonar a sua política de greenwashing que apenas atrasa a mudança climática de que tanto precisamos. Exigimos que o CEO da VW defenda o limite de velocidade de 100 km/h, pois isso representaria uma redução de 5.4 milhões de toneladas de gases com efeito de estufa por ano“, acrescenta o Dr. Gianluca Grimalda, psicólogo social do Instituto Kiel para a Economia Mundial, que permanece colado no centro de exposições da Porsche e iniciou uma greve de fome.

A VW gasta mais de 6,5 milhões de euros em lobbying em Berlim. Esse dinheiro é utilizado para pressionar os decisores políticos e impedir medidas de proteção climática, tais como o limite de velocidade de 100 km/h e o bilhete de 9 euros para o transporte público. Ao fazê-lo, a VW está a contribuir para o fracasso do acordo climático de Paris. O público deve ser informado sobre a urgência de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, uma vez que existe uma possibilidade real de uma catástrofe global.

Portuguesas entre os ocupantes do centro Porsche em Wolfsburg

Entre os 15 membros da Scientist Rebellion estavam duas Portuguesas

Através das suas ações de resistência civil, a Scientist Rebellion, uma coligação de cientistas internacionais fundada em 2021, exige uma ação imediata para limitar os impactos crescentes da crise climática – a nível nacional e internacional. A comunicação científica dita tradicional e a promoção de políticas já não são suficientes face a uma emergência planetária.

Como parte da coligação “Unite Against Climate Failure”, os académicos fizeram soar o alarme de incêndio no passado domingo na Cimeira Mundial da Saúde que teve lugar em Berlim e colaram publicações científicas no edifício da conferência. Na segunda-feira, protestaram juntamente com o grupo “Debt for Climate” no Ministério das Finanças, apelando ao cancelamento da dívida dos países do Sul Global. Na terça-feira, juntamente com o grupo “Parents Against the Fossil Industry”, protestaram em frente do Ministério dos Transportes, exigindo a instauração de um limite de velocidade e a reintrodução do bilhete de 9 euros para o transporte público.

O Climate Emergency Fund (Fundo de Emergência Climática) apoia o recrutamento, formação, desenvolvimento de capacidades e esforços educacionais da Scientist Rebellion.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.