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Marcas Nacionais lideram a confiança dos Portugueses

Portugueses com maior confiança nas Marcas Nacionais

A Well’s, Molaflex, Sportzone, Samsung, Meo, BPI, Toshiba e Elvive são as Marcas de maior Confiança dos portugueses no ano que corre, segundo o estudo “Marcas de Confiança 2014” de iniciativa das Selecções do Reader’s Digest pelo 14.º ano consecutivo.

O estudo revela que os consumidores mudam de marca quando a qualidade do produto baixa ou quando o serviço por ela prestado piora. O preço surge em terceiro lugar, como razão para procurar outra marca.

69% dos portugueses considera que a sua situação económica está pior do que em anos anteriores. Ainda assim, 1% dos inquiridos considera-a muito boa e 57% não confia no Governo para melhorar esta situação.

O estudo da Selecções do Reader’s Digest revela as Marcas de Confiança dos portugueses em 40 diferentes categorias, divididas em produtos e serviços. As marcas foram indicadas pelos inquiridos de forma espontânea, através de um questionário elaborado com perguntas abertas, sem qualquer sugestão.

Seguindo a tendência de 2013, as insígnias que registam maior votação dos portugueses no estudo “Marcas de Confiança 2014” são as nacionais. Nesta última edição, as marcas portuguesas possuem um alto nível de votação e as três primeiras pertencem a três novas categorias: Well´s (80% em Cadeias e Lojas de Parafarmácia), Molaflex (78% em Colchões) e Sportzone (68% em Lojas de Desporto e Moda Desportiva).

Multiópticas, Abreu, Delta, Luso, Continente, Médis, Sagres e Zippy estão no topo das marcas nacionais que viram reforçada a confiança dos consumidores portugueses com grandes índices de votação.

Seguem-se todas as marcas portuguesas eleitas pelos consumidores: Well’s (80% em Cadeias e Lojas de Parafarmácia), Molaflex (78% em Colchões), Sportzone (68% em Lojas de Desporto e Moda Desportiva), Multiópticas (66% em Óticas), Abreu (64% em Agências de Viagem), Delta (61% em Cafés), Luso (59% em Águas de Mesa), Continente (56% em Hiper/Supermercados), Médis (56% em Seguros de Saúde), Sagres (56% em Cervejas), Zippy (56% em Lojas de Roupa Infantil e Puericultura), Worten (51% em Cadeias e Loja de Distribuição Não Alimentar), Galp (49% em Gasolineiras), TMN (atualmente Meo) (49% em Operadores de Redes Móveis), Meo (41% em Empresas de Serviço de Internet), CTT (40% em Empresa de Serviço Público), RTP (37% em Canais de Televisão – Sinal Aberto e Cabo), Fidelidade (32% em Seguradoras) e RFM (28% em Estações de Rádio).

As conclusões resultam do estudo “Marcas de Confiança 2014”, da Selecções do Reader’s Digest, que avaliou, em 10 países, entre eles Portugal, parâmetros de confiança da população num abrangente conjunto de realidades socioeconómicas, com relevância para as Marcas da sua Confiança.

SAMSUNG DESTRONA NOKIA

Os consumidores portugueses, normalmente fiéis às insígnias merecedoras da sua confiança, não hesitam em mudar quando consideram haver quebra no seu desempenho. Quando questionados sobre a sua Marca de Confiança relativamente a Telemóveis/ Smartphones a resposta foi Samsung (45%), que retirou a posição detida há 13 anos pela Nokia (32%), com uma diferença significativa de mais 16% dos votos. É também de destacar que em todos os países, à exceção de França, a Samsung ganhou terreno face à finlandesa Nokia.

Há quatro novos “número 1” para além da Samsung, nomeadamente nas categorias de Computadores Pessoais, Banca, Empresas de Serviço de Internet e Produtos e Cuidados com o cabelo. Respetivamente, a Toshiba (39%) que destrona nove anos de HP, o BPI (40%) que conquista o lugar detido pela Caixa Geral de Depósitos (27%) durante 13 anos consecutivos, a Meo, com 41%, e a Elvive, do universo L’Óreal, que ganha à Pantène, com 24% dos votos.

TOYOTA REFORÇA LIDERANÇA

A Toyota, líder desde 2010, revalida a confiança na categoria de Automóveis, com um crescimento significativo de 24% em 2013 para 42% em 2014. Com o índice de confiança em crescimento estão também a Canon, vencedora com 49% em Máquinas Fotográficas, e a Visa, com 60% em Cartões de Crédito. Imbatível também continua Skip (63% na categoria de Detergentes para a Roupa).

No setor alimentar, a Nestlé triunfa em duas categorias, Chocolates (44%) e Cereais de Pequeno-almoço (39%). A McDonald’s (42%) ganhou em crescente na categoria de Restauração e a Friskies foi novamente eleita a marca preferida pelos portugueses na categoria Alimentos para Animais. Quanto aos Grandes Eletrodomésticos, os consumidores portugueses voltam a colocar a Miele no pódio da confiança, com 47% face a 30% no ano anterior.

Nas categorias ligadas à saúde e bem-estar, a Centrum consolida a liderança com 73% em Vitaminas. Em Produtos de Cuidados com o Corpo, a Nivea (38%) volta a ser líder em todos os países. A L´Óreal lidera duplamente nas categorias Cosmética Decorativa/Maquilhagem (25%) e Produtos de Coloração para o Cabelo (43%). Por sua vez, a Elancyl revalida a confiança em Anticelulíticos e Adelgaçantes (48%).

Estudo “Marcas de Confiança 2014”

“Marcas de Confiança” é um dos estudos de mercado mais abrangentes realizados na Europa, tendo sido realizado com 17 676 inquiridos em 10 países: Portugal, Alemanha, Áustria, Eslovénia, Finlândia, França, Polónia, Roménia, Rússia e Suíça.
O estudo foi efetuado em cinco países via on-line e nos restantes cinco via postal.
Em Portugal, este estudo foi realizado através de questionário postal endereçado a cerca de 12 mil assinantes da revista Selecções do Reader’s Digest. As respostas foram apuradas por método de pergunta aberta, sem qualquer sugestão, originando deste modo respostas espontâneas, entre 16 de setembro e 30 de novembro de 2013.

De notar que quem participa neste estudo está sujeito a uma inibição por 24 meses, o que assegura uma nova amostra todos os anos.

Ficha técnica:
– “Marcas de Confiança da Europa 2013” foi realizado pelas Selecções do Reader’s Digest pelo 14.º ano consecutivo.

– Este estudo de consumo tem como objetivos identificar as marcas em que os consumidores mais confiam e avaliar os níveis de confiança em produtos e serviços, repartidos por 40 categorias, e foi levado a cabo entre setembro e novembro de 2013.

– A selecção da amostra e as respostas foram ponderadas pela população portuguesa, nas variáveis género e idade.

РO processamento de dados foi feito por Wyman Dillon, empresa sediada em Bristol, no Reino Unido, e a margem de erro ̩ de 3,1%.

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A Well’s, Molaflex, Sportzone, Samsung, Meo, BPI, Toshiba e Elvive são as Marcas de maior Confiança dos portugueses no ano que corre, segundo o estudo “Marcas de Confiança 2014” de iniciativa das Selecções do Reader’s Digest pelo 14.º ano consecutivo. O estudo revela que os consumidores mudam de marca quando a qualidade do produto baixa ou quando o serviço por ela prestado piora. O preço surge em terceiro lugar, como razão para procurar outra marca. 69% dos portugueses considera que a sua situação económica está pior do que em anos anteriores. Ainda assim, 1% dos inquiridos considera-a muito boa e…

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