Home » Ciência & Tecno » PORTUGUESES CRIAM PRANCHA DE MATERIAL RECICLADO

PORTUGUESES CRIAM PRANCHA DE MATERIAL RECICLADO

É a primeira prancha de surf feita em Portugal apenas com materiais reciclados e que tem a cortiça como principal matéria-prima. A ideia de oferecer às ondas esta prancha única no mundo partiu de dois antigos alunos da Universidade de Aveiro. Celso Assunção desenhou-a e Francisco Gonçalves tornou-a realidade.

O designer e o engenheiro civil, que aliaram a arte e a hidrodinâmica à ecologia, deram vida a uma prancha que promete sulcar qualquer onda do planeta enquanto promove a cortiça, o design e a moda nacionais tendo o mar como musa inspiradora.

Para além da cortiça, um material completamente natural, renovável e biodegradável, a prancha faz uso de resinas ecológicas e do bambu para as quilhas. “Estes materiais fazem desta uma prancha 100 por cento ecológica”, garante Celso Assunção enquanto sublinha o “acabamento manual, cuidado e personalizado” feito à medida de cada surfista.

A prancha portuguesa nasceu da parceria entre a Celsus (a marca de design de Celso Assunção), a White Banana (a empresa de material de surf de Francisco Gonçalves) e a Amorim Cork Composites que cedeu a cortiça necessária para dar forma ao projeto dos dois jovens empreendedores.

Os surfistas que já experimentaram a prancha não se queixam, antes pelo contrário. “A cortiça, para além da forte componente estética que dá ao produto, confere-lhe um elevado grau de inovação”,aponta Celso Assunção. É que a ‘pele’ dos sobreiros “permite absorver melhor a trepidação causada pela onda na tábua enquanto dá melhor conforto e equilíbrio no contacto com os pés durante a prática do surf”.

Outra das grandes vantagens da prancha, sublinha o designer, é a de “poderem ser feitas por encomenda, à medida e gosto do cliente, tal como um acessório de moda personalizado”.

A prancha encontra-se já em exposição na loja PortoSigns, no coração da cidade do Porto, e pode ser adquirida mediante reserva. Mas outras paragens aguardam a criação do Celso e do Francisco. Para além dos spots mais procurados pelos surfistas, a prancha já tem viagem marcada para a ISPO Münich 2014, a maior feira do mundo de desporto e de moda.

(in Ciência Hoje)

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.