Home » Economia » Infor estatística » Portugueses entre os que mais se endividam no Natal
Portugueses entre os que mais se endividam no Natal

Portugueses entre os que mais se endividam no Natal

Em plena quadra de Natal, o estudo da Intrum, European Consumer Payment Report (ECPR 2021), conclui que Portugal se encontra em 10º lugar no ranking dos 24 países onde os consumidores mais se endividam durante o Natal.

Segundo este estudo, no “Top 3” dos países mais endividados estão: a Irlanda, Grécia e Reino Unido.

De acordo com o ECPR 2021, unir a família e responder às suas expectativas, são as razões pelas quais, um em cada cinco pais europeus (16%) afirmam contrair mais dívidas durante a época natalícia. Em Portugal o valor é igual ao da média europeia.

O estudo demonstra que são as famílias com filhos (20%) que sentem mais esta questão, em comparação com as famílias sem filhos (13%). A média europeia é de 21% e 12% respetivamente.
São também as pessoas com rendimentos mais baixos que mais contraem dívidas durante a época natalícia (23%) em comparação com a média europeia (17%).

Quando analisado por idades, a Intrum conclui que a Geração Z (18-21 anos) assume que irá contrair mais dívidas para comprar presentes de natal (27%), em comparação com a média europeia, que é de 29%. Segue-se os Millennials (22- 37 anos) e a Geração X (38-44 anos) com percentagens de 19% e de 18% respetivamente.

Para Luís Salvaterra, Diretor-Geral da Intrum Portugal, «Para além do mais recente estudo da Intrum concluir que Portugal é um dos países onde as pessoas mais contraem dívidas para comprar presentes e comida, numa época festiva como o Natal, o ECPR conclui também que 21% dos portugueses acredita que irá ficar mais endividado no final de 2021 do que alguma vez já esteve. A média europeia é de 17%. As famílias com um rendimento mais baixo e com filhos são quem mais sente esta pressão».
O estudo da Intrum demonstra ainda que no final do natal de 2021, Portugal passa para o 8º lugar no ranking dos 24 países que acredita ficar mais endividado do que alguma vez já esteve.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.