Site icon Ipressjournal

Portugueses entre os que mais se endividam no Natal

Portugueses entre os que mais se endividam no Natal

Em plena quadra de Natal, o estudo da Intrum, European Consumer Payment Report (ECPR 2021), conclui que Portugal se encontra em 10º lugar no ranking dos 24 países onde os consumidores mais se endividam durante o Natal.

Segundo este estudo, no “Top 3” dos países mais endividados estão: a Irlanda, Grécia e Reino Unido.

De acordo com o ECPR 2021, unir a família e responder às suas expectativas, são as razões pelas quais, um em cada cinco pais europeus (16%) afirmam contrair mais dívidas durante a época natalícia. Em Portugal o valor é igual ao da média europeia.

O estudo demonstra que são as famílias com filhos (20%) que sentem mais esta questão, em comparação com as famílias sem filhos (13%). A média europeia é de 21% e 12% respetivamente.
São também as pessoas com rendimentos mais baixos que mais contraem dívidas durante a época natalícia (23%) em comparação com a média europeia (17%).

Quando analisado por idades, a Intrum conclui que a Geração Z (18-21 anos) assume que irá contrair mais dívidas para comprar presentes de natal (27%), em comparação com a média europeia, que é de 29%. Segue-se os Millennials (22- 37 anos) e a Geração X (38-44 anos) com percentagens de 19% e de 18% respetivamente.

Para Luís Salvaterra, Diretor-Geral da Intrum Portugal, «Para além do mais recente estudo da Intrum concluir que Portugal é um dos países onde as pessoas mais contraem dívidas para comprar presentes e comida, numa época festiva como o Natal, o ECPR conclui também que 21% dos portugueses acredita que irá ficar mais endividado no final de 2021 do que alguma vez já esteve. A média europeia é de 17%. As famílias com um rendimento mais baixo e com filhos são quem mais sente esta pressão».
O estudo da Intrum demonstra ainda que no final do natal de 2021, Portugal passa para o 8º lugar no ranking dos 24 países que acredita ficar mais endividado do que alguma vez já esteve.

Partilhe:
Exit mobile version