Home » Atualidade » Nacional » Portugueses mudam de hábitos devido ao COVID 19
Portugueses admitem mudar de hábitos devido ao COVID 19
Portugueses admitem mudar de hábitos devido ao COVID 19

Portugueses mudam de hábitos devido ao COVID 19

A onda de coronavirus que já percorre o país, é causa de preocupação demonstrada pelos portugueses, no estudo realizado pela Multidados e pela Guess What, admitindo alterar hábitos e atitudes. Globalmente, 79,6% dos inquiridos pensam trabalhar a partir de casa, se entretanto a epidemia se agravar, aos quais se juntam 70,4% que afirmam estar preparados para reforçar as compras para casa e 63,2% que admitem deixar de ir a eventos num futuro próximo.

O estudo abordou o nível de conhecimento dos cidadãos nacionais sobre o tema. Da totalidade dos inquiridos, 87,5% consideram-se esclarecidos sobre o tema, com uma percentagem ainda maior a afirmar conhecer os sintomas (92,1%). No entanto, apenas 27% identificam o cansaço como sintoma e só 24,3% o fazem em relação às dores musculares.

Ligar para a Linha de Saúde 24 é o comportamento que 71,8% dizem seguir em caso de suspeita de infeção, com 61,3% a assumir o isolamento. Ainda assim, um em cada cinco (20,5%) admitem recorrer ao hospital, com 19,9% a falar no uso de máscaras, ambas desaconselhadas pelos especialistas.

Apesar do volume de notícias sobre o tema, 52,6% dos inquiridos não se sentem alarmados, estando a maioria (70,4%) confiante nas informações prestadas pelas autoridades de saúde.

O estudo foi realizado por via dos métodos CATI (Telefónico) E CAWI (online) a uma base de dados de utilizadores registados na plataforma da multidados.com. Foram recolhidas e validadas 1000 respostas entre os dias 2 e 8 de março.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.