Home » Sociedade » Notícia* » Portugueses preocupados com o poder de compra
Portugueses preocupados com o poder de compra

Portugueses preocupados com o poder de compra

Os vários desafios económicos que os europeus enfrentaram no último ano, devido à inflação e o consequente aumento dos preços nos mais variados produtos e serviços, essenciais à vida de todos, afetaram o poder de compra, de tal forma, que é mesmo o tema que mais preocupa 95% dos portugueses, dos quais, 61% estão muito preocupados.

Este é um dos dados do Barómetro Europeu realizado pelo Cetelem, marca comercial do grupo BNP Paribas Personal Finance, que reflete as incertezas sentidas a nível económico. O poder de compra surge à frente de outros temas que têm estado na ordem do dia, como a Saúde (93%), as Alterações Climáticas (88%) ou a Educação (86%).

Para 81% dos inquiridos, os preços subiram “significativamente”, o que teve um forte impacto no orçamento dos portugueses, tendo sido sentido principalmente na alimentação (66%), nos gastos com a energia (53%), nas despesas com a habitação (50%) e nos transportes (48%).

58% afirmam, mesmo, que o seu poder de compra diminuiu, por isso, os portugueses viram-se obrigados a “apertar os cordões à bolsa” no último ano. A maioria dos inquiridos (58%) revelam ter reduzido as despesas com atividades de lazer (restaurantes, cinema, etc.), já 55% reduziram os gastos com viagens, 35% com transportes, 30% com alimentação e 29% com despesas relacionadas com a habitação.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.